Atuação da Globo no caso Marcius Melhem é investigada pelo MP

Globo

Globo pode ser alvo de decisão da Justiça envolvendo caso Marcius Melhem (Imagem: Reprodução / Globo)

As denúncias de assédio sexual contra Marcius Melhem podem respingar na Globo. A empresa está sendo investigada na esfera trabalhista após relatos de funcionários sobre queixas a respeito do comportamento do ex-diretor e da forma como a emissora teria gerido a crise.

Os depoimentos que podem comprometer a Globo são de atrizes de programas extintos da casa, o Tá no Ar e o Zorra, e eles mostram que Melhem contesta e nega que tenha praticado os crimes, segundo a Folha de S. Paulo.

Ao todo, treze funcionários, entre atrizes e roteiristas do núcleo de comédia, estiveram na denúncia coletiva que deu origem à investigação do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro.

Das 13 pessoas da denúncia coletiva, oito são autoras de denúncias contra Marcius Melhem ainda analisadas na esfera criminal, pelo MP Do Rio e pela Delegacia de Atendimento à Mulher. A identidade delas é mantida em sigilo.

Entre as datas dos depoimentos, a exposição das denúncias, inclusive aquela relata por Dani Calabresa, a Globo teria minimizado a relevância das queixas, segundo a revista Piauí.

Decisão da Globo sobre Marcius Melhem

Em agosto de 2020, o canal carioca informou em nota que a saída de Melhem favia ocorrido “em comum acordo”. A promotora Gabriela Manssur explanou que, “de uma forma geral”, denúncias como as que surgiram contra o humorista podem render.

“O promotor que pegar o caso vai capitular de acordo com o conhecimento dele. Em tese, podemos ter [imputação de] importunação sexual, estupro, assédio sexual no trabalho”, listou.

“Há várias situações que devem ser analisadas pelo promotor do caso de acordo com as provas produzidas e de acordo com o conhecimento dele”, argumentou.

A promotora salientou que “todas as empresas que não colaboram ou que se omitem em uma situação trabalhista podem ser responsabilizadas, não criminalmente, mas civilmente e do ponto de vista do direito do trabalho”.

Manssur destacou a importância da “responsabilidade social” por parte da empresa: “Seja uma televisão ou uma empresa de cosmético, quando há uma violência contra a mulher, ela tem a obrigação e a responsabilidade de combater [o ato ou crime] e acolher essas vítimas, tomando as providências cabíveis”.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.