Na segunda-feira (5), o SBT teve altos e baixos com A Caverna Encantada. A reprise exibida duas horas antes do capítulo original amargou péssimo resultado, mas a trama deu a volta por cima logo depois.
Das 18h39 às 19h45, A Caverna Encantada, com a reprise do primeiro capítulo, registrou apenas 2,6 pontos de audiência, atrás de No Rancho Fundo, SP2 e Olimpíadas de Paris, na Globo, de Cidade Alerta, na Record e, de Brasil Urgente e Jornal da Band, na Band.
No entanto, após o SBT Brasil (4,1), A Caverna Encantada, em seu horário normal e com capítulos inéditos, angariou 4,7 pontos de média, 5,0 pontos de pico e 7% de share (número de televisores ligados), contra 5,5 pontos da Record, que apostou em Força de Mulher.
Na comparação com o capítulo de estreia, na segunda-feira anterior, 29 de julho, o canal de Silvio Santos apresentou 12% de crescimento com a história de Anna Salvatore (Mel Summers).
SBT pipoca para a concorrência com A Caverna Encantada
Com a nova novela infantil no lugar da versão local do Tá na Hora, o SBT deu margem para o crescimento de todas as concorrentes: Globo, Record e Band. O resultado desanimador não tirou da cabeça da direção do canal que uma novela infantil nesta faixa poderá render bons frutos no futuro.
Ainda assim, o pontapé da nova estratégia passou longe do ideal. Até o Gazeta Esportiva, da TV Gazeta, se aproximou do SBT, com um placar 2,0 x 1,0 ponto favorável ao canal da família Abravanel.
Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].