Audiência da TV: Programação infantil e jornalismo mantêm Cultura em alta

Cultura
Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva; emissora vai bem com jornalismo e infantis (Imagem: Reprodução / Cultura)

Emissora de cerne educativo mantida pela Fundação Padre Anchieta, a Cultura vem batendo concorrentes como Band e RedeTV! na audiência. As vitórias se dão especialmente pela manhã, com a aposta em conteúdo infantil; os bons números do canal passam também pelo jornalismo.

Nesta segunda-feira (22), de acordo com dados obtidos na Grande São Paulo, os índices do canal foram num crescente do Cocoricó, primeira atração da grade voltada para os pequenos, até o bloco Quintal da Cultura – de 0,3 para 1,8 ponto, passando pelo 0,4 de Peppa Pig e 0,6 com Bubu e as Corujinhas.

O período vespertino compreendeu o Jornal da Tarde, apresentado por Aldo Quiroga e Joyce Ribeiro, com 0,9 de média. Logo depois, 1,3 do Quintal da Cultura – que trouxe animações como Turma da Mônica –, 1,1 com World of Winx e 1,3 para Valentins – série do Gloob, com produção da atriz Cláudia Abreu.

Já Club 57, da Nickelodeon, atingiu 1 ponto. Os desenhos Irmão do Jorel e Shaun, O Carneiro anotaram 1,1 e 1,2 de média, respectivamente. Jeannie é um Gênio, clássico estrelado por Barbara Eden, amealhou 0,4. O Jornal da Cultura com Karyn Bravo elevou para 1 ponto; na sequência, 1,1 do Roda Viva, de Vera Magalhães.

Cabe lembrar que a Cultura notabilizou-se a partir do tripé educação, esporte e jornalismo. Dentro do primeiro gênero, destaque para infantis históricos como Rá-Tim-Bum, Glub-Glub, Mundo da Lua, X-Tudo e Castelo Rá-Tim-Bum. O Cartão Verde e o Roda Viva marcam as duas outras “áreas fundamentais” de atuação da emissora.

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

ALERTAS GRATUITOS