Autor da Globo surpreende e divulga spoiler final de Nos Tempos do Imperador

Nos Tempos do Imperador
Selton Mello (Pedro II) em Nos Tempos do Imperador (Imagem: Reprodução / Globo)

Nos Tempos do Imperador vai ficar no ar até o início de 2022 na Globo, mas um dos seus autores, Alessandro Marson, acabou divulgando um spoiler da reta final, em conversa com Suzana Pires no Clubhouse.

Na ocasião, ele falou sobre o fato da trama ter estreado já gravada e explicou que precisou correr para corrigir os erros que apareceram inevitavelmente, por meio de uma orientação profissional:

“Desde o início a gente teve a consultoria do Nei Lopes, que é um catedrático da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e é uma das maiores autoridades no movimento negro. Ele leu todos os capítulos, que a gente produziu e apontava coisas, tal”.

“A novela passou por um período no início bastante conturbado. Entrou depois do Nei uma nova pessoa que é a Rosane Borges e leu todos os capítulos e assistiu. A gente trocou muito e foi muito rico, essa troca com ela”, explicou.

“A gente conseguiu chegar num período de mais calmaria”, disse ainda, ao comentar as polêmicas da trama:

“Foi um momento de crescimento e muito aprendizado. Eu acho que algumas coisas, alguns temas, a gente tem que ter extremo cuidado. A gente só precisa tomar cuidado com esse limite do cancelamento. Porque é meio perigoso, não dá pra tratar uma pessoa com boas intenções da mesma forma que um racista, não é o caminho”.

E ainda adiantou um spoiler, dizendo que a trama não terminará com Isabel (Giulia Gayoso) assinando a Lei Áurea (1888): “A gente acaba Nos Tempos do Imperador com a Guerra do Paraguai, que é 1870. A abolição foi em 88”.

“Vão faltar ainda 18 anos para abolição. O arco dramático da novela é a guerra. Então, a gente teve um momento de preparação, depois vai para essa segunda fase em 64, que é o ano do casamento das princesas, que é o mesmo ano da invasão do Mato Grosso, pelo Solano López (1827-1870) que vai acontecer daqui a pouquinho”, completou.

Segundo a jornalista Patricia Kogut, do jornal O Globo, a dupla de autores deve definir o fim dos personagens Tonico (Alexandre Nero) e Lota (Paula Cohen), que gravaram finais alternativos.

Mesmo com a baixa audiência da novela das 18h, a Globo tem apostado em cenas polêmicas, quase todas diretamente entrelaçadas com o mundo político da época do Império com a atual situação do país.

O papel de Alexandre Nero é o responsável pela maioria das sequências, vistas como uma série de recados velados ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Crise no Império

Os descendentes da família do imperador do Brasil publicaram uma nota de repúdio contra a trama, que fala sobre a trajetória do monarca. Eles repudiaram o que chamaram de “ataques” da emissora carioca contra a honra de Dom Pedro II, que na trama é vivido por Selton Mello.

“Atendendo ao apelo de pessoas amigas e daqueles que hoje constituem uma forte corrente monárquica, manifestamos, com justa indignação, não apenas como seus descendentes e herdeiros dinásticos, mas também como brasileiros que verdadeiramente amam sua Pátria e valorizam sua História, nosso repúdio aos ataques da TV Globo, através de sua novela Nos Tempos do Imperador, contra a honra do Imperador Dom Pedro II”, declara a carta aberta.

A família imperial ainda destaca: “Dom Pedro II foi o nosso melhor Chefe de Estado, cuja boa obra na condução dos destinos públicos do Brasil, ao longo de quase meio século de reinado pessoal, faz-se sentir até os dias de hoje. Senhor de costumes privados sabidamente ilibados, o Imperador foi também um pai de família modelar, coluna do lar, protetor suave e varonil dos seus”.

“A Globo vem promovendo sistematicamente, nas últimas décadas, uma verdadeira revolução cultural, caracterizada pela desconstrução dos padrões tradicionais, a promoção da extravagância, da amoralidade e da cultura do caos, e denegrindo sistematicamente a nossa Nação”, diz ainda o texto, publicado no Instagram.

MAIS LIDAS

Lucas Medeiros
Lucas Medeiros é formado em Comunicação Social e escreve sobre o dia a dia da TV.
Veja mais ›