Você pode até não se lembrar, mas por muito pouco Silvio Santos não saiu candidato à presidência da República em 1989. A campanha dele até chegou a ser histórica, como revela o livro Sonho Sequestrado, de Marcondes Gadelha, presidente do PSC e que foi vice na chapa do apresentador.
VEJA ESSA
“É uma história singular e rara. Uma campanha eleitoral diferente. Ninguém contou essa história adequadamente. Existem muitos livros sobre Silvio Santos, sobre sua vida pessoal e profissional. Mas um livro sobre sua participação política não existe. Me senti no dever e da obrigação de contar“, disse ele ao UOL.
O autor contou que Silvio Santos teria grandes chances de se eleger, mas foi impedido de concorrer por uma movimentação de nomes como Antônio Carlos Magalhães, Roberto Marinho e Eduardo Cunha. Seu partido na época, o PMB, foi impugnado.
“A eleição estava polarizada entre a direita de Collor e a esquerda de Lula. Queríamos criar um polo de centro, alguém com força popular. A candidatura foi lançada na última hora, faltando 15 dias para a eleição. O Silvio foi o único candidato que deslocou o Collor do primeiro lugar nas pesquisas”, contou Marcondes.
Para o escritor, o dono do SBT “teria sido revolucionário no governo”. “O Silvio era o único capaz de tirar o buraco naquele momento. Inflação de 90% ao mês, PIB estagnado. Ninguém queria mais trabalhar no Brasil. O Silvio era exemplo de que trabalho compensa. Começou como vendedor em Niterói e se tornou dono de um império de TV que faturava 1 milhão de dólares por dia”, desabafou.
Em 1992, Silvio Santos ainda disputou as eleições para prefeito de São Paulo, mas novamente teve sua candidatura impugnada. Nos anos seguintes, o famoso chegou a ser convidado, porém, rejeitou a ideia.
“Depois da segunda eleição, ele ficou muito chateado. Fiquei preocupado de como aquilo ali afetaria sua saúde mental. Quando conversamos de novo sobre outra candidatura à presidência, ele disse: ‘Venha ao meu hotel no Guarujá. Falamos de tudo no mundo. Mas política nunca mais”, revelou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.