Autor do remake de Pantanal revela se avô tem mágoa da Globo e fala do sucesso

Pantanal
Bruno Luperi é responsável pelo remake de Pantanal; autor falou sobre relação do avô com emissora (Imagem: João Miguel Junior / Globo)

O remake de Pantanal é um dos grandes sucessos da Globo dos últimos anos. Bruno Luperi, responsável pela adaptação, é só alegria com a recepção que o folhetim das 21h tem tido nos últimos meses.

publicidade

Para a revista Veja, ele contou que recebeu o convite “com muita naturalidade”. “Cresci ao pé da cama dele, ouvindo as suas histórias, permeado pelo imaginário de suas histórias. Meu avô me deu total apoio e liberdade para que eu fizesse esse trabalho à minha maneira. Ele falava brincando: ‘Vai com o que Deus te deu e não tem medo’. Foi o que eu fiz. E deu certo”, declarou.

Muita gente não sabe, mas a primeira versão de Pantanal, exibida originalmente pela TV Manchete, chegou a ser rejeitada pela direção da Globo na época. Apesar disso, Luperi garantiu que Benedito Ruy Barbosa, seu avô, não tem mágoa da emissora.

publicidade

Veja Também

“Em nenhum momento meu avô recebeu isso de forma negativa ou tentou resistir ao interesse da Globo. Ele é extremamente grato à emissora, a tudo o que construíram juntos. Tanto que, quando saiu da Globo, o Boni (José Bonifácio de Oliveira, ex-chefão da rede) falou brincando: ‘Vai lá, quebra a cara e volta’. E meu avô voltou, sem o menor ressentimento, e escreveu grandes sucessos”, revelou.

Questionado sobre as adaptações que fez na história, como ironizar a militância feminista, esquerdista ou direitista, o autor garantiu: “Quis fazer o mesmo que meu avô fez para o Brasil de 32 anos atrás: apresentar o retrato de uma época da maneira mais transparente e honesta possível, para que o público possa debater e tirar as suas próprias conclusões”.

“Então, é natural que dentro da trama haja personagens mais progressistas, outros mais retrógrados, uns anacrônicos e outros rebeldes”, completou sobre o assunto.

Já a respeito do sucesso, o autor foi categórico: “Apesar de jovem, não sou muito ativo nas redes sociais. Mas confesso que tem sido prazeroso acompanhar a reação do público no Twitter, no Instagram, através dos memes e das danças no TikTok. Sinto que isso é um indicativo de que a novela caiu no gosto do povo”.

publicidade

Autor de remake de Pantanal comemora sucesso

Recentemente, Luperi comemorou os resultados da trama. “A gente está vendo anunciante que tinha parado de anunciar em novela voltar”, declarou o publicitário, que foi escolhido pelo próprio avô, Benedito Ruy Barbosa, em 2020, para dar uma roupagem contemporânea ao clássico.

A sugestão foi aceita pela direção da emissora, que na época já trabalhava com ele na pré-produção de uma novela chamada Arroz de Palma – possível trama das 18h que entrará em 2023.

Ao jornal O Globo, Bruno Luperi comentou sobre os dilemas em sua vida: “Fui publicitário por muito tempo. Era um cantinho seguro, um refúgio onde me escondi do peso, da importância do meu avô. Aos 25 anos, comecei a ver que não tinha jeito, meu sangue falava mais alto”.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

“É uma transição difícil, com alguns medos. Para quem tem alguém com a relevância dele, é muito difícil sentar nessa cadeira. Quando ‘Pantanal’ estreou e foi bem, falei: ‘Ainda bem que não estraguei a novela.’ Foi um alívio”, garantiu.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.