Band acerta em cheio com João Paulo Vergueiro no Primeiro Jornal

Primeiro Jornal

João Paulo Vergueiro comanda o Primeiro Jornal, na Band (Imagem: Divulgação / Band)

O horário é estranho, mas a aposta foi certeira por parte da Band em colocar João Paulo Vergueiro à frente do Primeiro Jornal. O noticiário, de segunda à sexta-feira, às 3h45 da manhã, traz informação com toda a estrutura que a emissora pode proporcionar.

Para o comando do jornalístico, o canal do Morumbi escalou JP Vergueiro, jornalista com experiência para levantar mais cedo e trazer as primeiras informações do dia.

Acompanhei de perto a coletiva de imprensa que a Band fez, no começo do ano, para anunciar as novidades em sua programação – aliás, cabe destacar a aposta positiva do canal com jornalismo em suas manhãs com o Bora São Paulo e o Bora Brasil. Se no começo JP estava um pouco inibido, atualmente, o jornalista tem o controle da apresentação.

Chega até a ser curioso a maneira como o âncora anda pelo estúdio, para todos os lados, e brinca com o telão como forma de interação com a notícia. O vai e vem com a câmera faz JP Vergueiro dar uma de Michael Jackson (1958-2009) e improvisar um “moonwalker” ao vivo, enquanto volta de costas. Inclusive, o editor de corte merece aplausos, afinal, é bem rápido quando o jornalista muda de câmera.

O apresentador ainda tem seus parceiros com as notícias ao vivo enquanto o telejornal acontece. Sem medo de explorar as praças, a Band traz os seus jornalistas de diversas capitais do país.

Os repórteres da redação ainda deixam o noticiário mais leve e diversificado, saindo da imagem do âncora e dando fôlego ao jornal. E tem mais. “O canhão do rádio brasileiro” está presente no informativo: a Rádio Bandeirantes e seus profissionais dão os primeiros acontecimentos da madrugada.

Outro aspecto do Primeiro Jornal é o cenário que a Band criou. Bebendo na fonte dos visuais da Globo – que são excelentes, diga-se de passagem – a emissora paulista usou tons alaranjados que assimilam o noticiário com o nascer do dia. O mesmo recurso é utilizado pela concorrência no Hora 1 (observem o cenário). O pacote gráfico também segue a mesma ideia, com parte dos geradores de caracteres nas cores laranja e azul.

A aposta da Band é pensada pela direção de programação a fim de alavancar a sua audiência e entregar para a próxima atração em alta.

Cabe aqui outra observação sobre a linha editorial do telejornal. JP não apresenta as costumeiras técnicas sensacionalistas e dá análises claras e diretas, sem rodeios. João Paulo é firme nas informações e não titubeia ao passá-las. Não tem a “encheção de linguiça” entre as notícias.

A única observação que deve ser feita é que a bota do apresentador destoa do seu figurino elegante. Quem sabe um sapato social? Afinal, nada é perfeito, não é mesmo?

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!