O horário é estranho, mas a aposta foi certeira por parte da Band em colocar João Paulo Vergueiro à frente do Primeiro Jornal. O noticiário, de segunda à sexta-feira, às 3h45 da manhã, traz informação com toda a estrutura que a emissora pode proporcionar.
VEJA ESSA
Para o comando do jornalístico, o canal do Morumbi escalou JP Vergueiro, jornalista com experiência para levantar mais cedo e trazer as primeiras informações do dia.
Acompanhei de perto a coletiva de imprensa que a Band fez, no começo do ano, para anunciar as novidades em sua programação – aliás, cabe destacar a aposta positiva do canal com jornalismo em suas manhãs com o Bora São Paulo e o Bora Brasil. Se no começo JP estava um pouco inibido, atualmente, o jornalista tem o controle da apresentação.
Chega até a ser curioso a maneira como o âncora anda pelo estúdio, para todos os lados, e brinca com o telão como forma de interação com a notícia. O vai e vem com a câmera faz JP Vergueiro dar uma de Michael Jackson (1958-2009) e improvisar um “moonwalker” ao vivo, enquanto volta de costas. Inclusive, o editor de corte merece aplausos, afinal, é bem rápido quando o jornalista muda de câmera.
O apresentador ainda tem seus parceiros com as notícias ao vivo enquanto o telejornal acontece. Sem medo de explorar as praças, a Band traz os seus jornalistas de diversas capitais do país.
Os repórteres da redação ainda deixam o noticiário mais leve e diversificado, saindo da imagem do âncora e dando fôlego ao jornal. E tem mais. “O canhão do rádio brasileiro” está presente no informativo: a Rádio Bandeirantes e seus profissionais dão os primeiros acontecimentos da madrugada.
Outro aspecto do Primeiro Jornal é o cenário que a Band criou. Bebendo na fonte dos visuais da Globo – que são excelentes, diga-se de passagem – a emissora paulista usou tons alaranjados que assimilam o noticiário com o nascer do dia. O mesmo recurso é utilizado pela concorrência no Hora 1 (observem o cenário). O pacote gráfico também segue a mesma ideia, com parte dos geradores de caracteres nas cores laranja e azul.
A aposta da Band é pensada pela direção de programação a fim de alavancar a sua audiência e entregar para a próxima atração em alta.
Cabe aqui outra observação sobre a linha editorial do telejornal. JP não apresenta as costumeiras técnicas sensacionalistas e dá análises claras e diretas, sem rodeios. João Paulo é firme nas informações e não titubeia ao passá-las. Não tem a “encheção de linguiça” entre as notícias.
A única observação que deve ser feita é que a bota do apresentador destoa do seu figurino elegante. Quem sabe um sapato social? Afinal, nada é perfeito, não é mesmo?