Band busca em Faustão o que Silvio Santos conseguiu com Ratinho há anos

Faustão
Com anúncio de dia e horário de programa, Band coloca Faustão na mesma situação que Ratinho no SBT (Imagem: Reprodução – Globo – SBT / Montagem – RD1)

A Band anunciou novos detalhes da sua principal novidade na programação do ano que vem: o dia e horário do programa de Faustão. O canal paulista colocou o seu novo contratado numa missão complicada, mas longe de ser inédita na TV aberta.

Silvio Santos fez o mesmo com Ratinho no início da década. Em 2010, após uma temporada completa do Programa do Ratinho exibido no final da tarde, o patrão deu ao funcionário um trabalho difícil.

Antes

Após o declínio de audiência das séries internacionais na faixa das 21h, o SBT colocou Carlos Massa no horário, em uma espécie de “esquenta” para a linha de shows após as 22h30. A ideia de Silvio era atrair o máximo de público possível após o fim do capítulo da novela da Globo.

A incumbência foi dada e depois de mais de uma hora de roteiro, por vezes, Ratinho encheu linguiça por vários minutos para arrematar parte dos telespectadores do folhetim da concorrente.

O momento mais marcante dessa estratégia do canal paulista foi o dia que o apresentador ligou para a Globo SP questionando o capítulo mais longo de Passione (2010).

“Liga lá na Globo, porque eles precisam terminar a novela. Eles combinam com a gente uma coisa e a novela está no ar”, disparou Ratinho, que ordenou a ligação para um dos departamentos do Plim Plim.

“Vamos perguntar que horas termina o capítulo, porque nós não temos mais assunto para colocar no ar”, entregou, ao vivo.

Agora

Nesta semana, a Band divulgou que o novo programa de Faustão será exibido de segunda a sexta, possivelmente das 20h30 às 22h00. Não vai ser surpresa um ajuste no horário até janeiro, para que a tarefa do veterano na Band seja ainda mais semelhante com aquela desempenhada por Ratinho no SBT.

Os dois aliás, dependendo da confirmação da nova grade, serão concorrentes. Por enquanto, o ex-apresentador do Domingão ganhou de cara o Jornal Nacional e as novelas da Globo, Record e SBT como os seus principais rivais.

O canal da família Saad pensou na nova grade de olho em mais faturamento e consolidação dos seus programas. Novelas estrangeiras e, para os mais otimistas, produções próprias, além do MasterChef, novos realities, jornalísticos e sessão de filmes, estão dentro do cardápio de possíveis atrações da casa após o programa de Faustão.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›