Band é obrigada a indenizar em R$ 20 mil enfermeira por erro no Brasil Urgente

Band

Brasil Urgente cometeu erro com enfermeira e Justiça condenada emissora (Imagem: Reprodução / Band)

A Band foi condenada a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais à enfermeira Liliana Maria Neves da Silva. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e a emissora chegou a ter um recurso negado.

De acordo com informações do Notícias da TV, a indenização deverá ser feita para a profissional da saúde que teve o nome veiculado de forma equivocada em uma reportagem do Brasil Urgente.

Tudo aconteceu quando o repórter Agostinho Teixeira declarou que a mulher era a responsável por orientar funcionários a continuarem trabalhando na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão mesmo após contraírem a Covid-19.

A Justiça deu causa ganha para a enfermeira, pois ela não estava mais trabalhando na refinaria em 5 de junho de 2020, quando a reportagem foi ao ar no programa de Datena. A profissional deixou a empresa, na época, por não concordar, segundo ela, com a baixa qualidade de atendimento a que o trabalho visava.

Em sua defesa, a mulher disse que tinha que encaminhar funcionários que haviam testado positivo para o vírus da crise sanitária para uma outra médica, chamada por ela de “doutora Gabriela”. O repórter da Band sabia que a médica era a responsável pelo laudo dos trabalhadores. Porém, ele referiu-se a ela como sendo Liliana, uma vez que era a enfermeira que os laudos de laboratório.

Os trechos do processo da enfermeira contra a Band

“O nome da autora [Liliana] foi mencionado apenas duas vezes, uma quando citado o exame do laboratórios, momento em que Agostinho Teixeira se referiu a ela como ‘essa médica que aparece aí como a responsável por esse laudo’; e outra quando indagado se ‘essa médica, Liliana Maria Neves da Silva, é funcionária do laboratório’”, ressalta um dos trechos do documento.

A decisão também comenta que “a notícia foi divulgada sem qualquer verificação quanto à sua veracidade”. “No vídeo divulgado, o jornalista apresentou resultado de teste afirmando ser um laudo emitido pela médica Liliana Maria Neves da Silva, portanto, divulgado o nome da autora como se médica fosse”, afirma.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]