A Band fisgou o Campeonato Carioca após dois anos na Record e já garantiu prós e contras para sua audiência e finanças. O canal comandado por Johnny Saad adquiriu os direitos de transmissão da competição após um acordo firmado com a maioria dos clubes do Rio de Janeiro.
VEJA ESSA
A audiência se tornou um grande alívio para a emissora, mas o lado financeiro já deixou a desejar antes mesmo do fim da primeira fase do torneio, segundo informações do jornalista Flávio Ricco, do R7.
O departamento comercial percebeu a possibilidade de um rombo gigantesco por causa do Cariocão 2023. O motivo? O sistema da divisão de cotas. Mesmo com a audiência razoável, a questão do mercado não atendeu as expectativas até o momento.
Acordo entre Band e agência envolve divisão de receita
Antes da assinatura do contrato, a Band concordou com a Brax Assets na divisão de receita publicitária. No entanto, a agência ficou encarregada do maior risco e do pagamento de R$ 61 milhões pelos direitos a clubes e a Ferj (Federação de Futebol do RJ).
A Brax conseguiu os direitos de 10 dos 12 times do campeonato. Todos aceitaram a proposta, menos Botafogo e Vasco, que não aceitaram o Flamengo exigir e receber mais. Record e SBT saíram da concorrência pelo mal-estar. A Globo pulou fora antes.
Na TV aberta, quatro cotas publicitárias foram liberadas para a venda. Vale ressaltar que no ano passado a Record pagou R$ 15 milhões pelo campeonato estadual.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].