A Band não quer saber de dar trégua para os fãs de culinária! Nesta segunda-feira (1º), a emissora confirmou o que muitos já desconfiavam: o spin-off MasterChef Profissionais.
O reality está de volta às telinhas após três anos sumido. A sexta temporada da versão que reúne apenas cozinheiros experientes já está com as inscrições abertas, para a alegria (ou desespero) de alguns.
O anúncio veio acompanhado da convocação para que os interessados preencham um formulário no site oficial da Band e mostrem todo o seu talento.
A disputa promete ser acirrada, e os candidatos precisam ser maiores de idade, ter experiência comprovada na área e caprichar em um vídeo de até 15 minutos, preparando uma receita livre e contando sua história.
Mas o que motivou esse retorno?
A novidade marca a primeira temporada do formato sem a apresentação de Ana Paula Padrão, que deixou o programa em 2024.
Desde então, a responsabilidade de comandar a cozinha ficou com os renomados jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.
O primeiro MasterChef Profissionais foi ao ar em 2016, apenas dois anos depois da estreia do formato original no Brasil. O spin-off teve edições em 2017, 2018, e depois de uma pausa, retornou em 2022 e 2023.
Vale lembrar que, para substituir o Profissionais em 2024, a Band apostou no Confeitaria, um formato focado em chefs de doces que foi um sucesso e já garantiu uma segunda edição em 2025.
Apesar das críticas sobre a exploração excessiva do formato, a estreia da 13ª temporada do MasterChef Brasil, com cozinheiros amadores, provou que a audiência ainda está engajada.
O primeiro episódio marcou 1,3 pontos com 3,2% de share na Grande São Paulo, um crescimento de 31% em relação à estreia da edição anterior e 38% a mais que o Pesadelo na Cozinha, que ia ao ar anteriormente no mesmo horário.
Maria Clara é jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Passei por redações de jornais produzindo notícias para os portais, fiz gerenciamento de redes e já fui a campo como repórter de rua em emissoras de televisão aberta. Instagram: @clarajordao_
