Em editorial surpreendente, a Band chamou Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de “deputado irresponsável” e definiu o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, de “chanceler idiota” e “idiotizado”. A crítica deu-se no Jornal da Band e foi lida na íntegra pelo jornalista Eduardo Oinegue.
VEJA ESSA
A opinião direta e objetiva do canal da família Saad veio à tona após a crise diplomática entre o filho do presidente Jair Bolsonaro com a China, desde o tuíte em que o parlamentar acusou, sem provas, o país asiático de ter omitido informações sobre o Covid-19.
A emissora chamou a provocação de Eduardo Bolsonaro de “desnecessária” e apontou o embaixador Ernesto Araújo como um “avesso do Barão de Rio Branco”. Para o Grupo Bandeirantes, a dupla “colocou o Brasil em conflito com seu maior parceiro comercial”.
“Pura inépcia. O chefe da diplomacia, que teria como missão zelar pelos interesses do país, torna-se, assim, um obstáculo. Talvez o maior no caminho de nossas relações com a China”, enfatizou Oinegue no comunicado.
“O lamentável chanceler realiza essa proeza de inverter seu papel em uma demonstração clara de que é incapaz de responder pelo cargo que lhe deram. Exigir, como ele exigiu, que o embaixador chinês se retratasse depois de reagir ao destempero do deputado, é uma atitude descabida que prova a inconsciência de um diplomata despreparado”, acusou a Band.
A TV lembrou que a China conseguiu após um trabalho árduo nos últimos meses o fim provisório da contaminação comunitária do coronavírus no país. “Uma atitude de desprezo pela amizade e respeito do Brasil por um povo que, neste momento, mostra sua tenacidade em uma luta eficiente contra o coronavírus. Exatamente o contrário do que conseguem enxergar o deputado imaturo e o chanceler inepto”, comparou.
Em seguida, a Band finalizou com um questionamento incisivo: “Por quanto tempo ainda veremos um idiota ocupar a cadeira de Rio Branco, Afonso Arinos e San Tiago Dantas? Essa é a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação”.
O Grupo Bandeirantes tem uma relação amistosa com um grupo de comunicação chinês, o China Media Group. Em novembro, as empresas brasileira e chinesa assinaram um acordo para uma parceria de conteúdo. Na assinatura do contrato, João Carlos Saad, presidente da Band, recebeu uma comitiva de executivos chineses na sede da emissora, em São Paulo.
Assista:
Confira a opinião do Grupo Bandeirantes de Comunicação sobre o choque diplomático com a China em meio à pandemia de coronavírus. pic.twitter.com/BvQeA0QDuN
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) March 20, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].