BBB 2021: Gilberto enfrentou traumas na infância e encontrou superação nos estudos

BBB 2021

Gilberto, do BBB 2021, enfrentou traumas na infância e encontrou superação nos estudos (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Gilberto irradiou alegria desde o dia que entrou no BBB 2021, mas sua história de vida nem sempre foi de sorrisos. O pernambucano de 29 anos passou por traumas como violência doméstica e pai viciado em álcool e drogas, e enfrentou barreiras para se tornar doutorando em Economia.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

De acordo com o jornal Extra, o brother via o pai agredindo a mãe e ele, que é o filho mais novo dos três de Jacira Santana, que criou os filhos sozinha, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana de Recife. A nordestina se separou desse homem quando o herdeiro tinha 4 anos de idade:

Ele me via apanhando e também sofreu violência psicológica, já que o pai, negro, dizia que ele não era filho dele por causa da cor. O pai dele me acusava de traição e batia em mim“.

Aos 15 anos de idade, o economista conseguiu seu primeiro trabalho, como auxiliar de garçom, conciliando com os estudos e prejudicando o sono, com o intuito de ajudar nas despesas da casa, já que passavam um certo aperto nessa época:

Morávamos de aluguel e eu tinha que comprar comida e sustentar a casa. Não tinha dinheiro para roupa. Gilberto só tinha uma calça e uma camisa verde, que ele ganhou e que usava em todos os lugares. Ele foi crescendo, e só usava essa mesma roupa. Na época, chamávamos ele de ‘esperança’, por conta da cor da camisa e da calça

Um ano depois, Gilberto entrou numa corretora de seguros como auxiliar administrativo e a cena começou a melhorar. No trabalho, inclusive, aproveitava o computador para estudar para o vestibular, chegando mais cedo pra isso. Foi daí que, incentivado pela mãe, ele passou no curso de Economia na UFPE, onde faz o Doutorado.

Em meio ao foco no trabalho e no estudo, veio à missão na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como a dos Mórmons. Depois de voltar da pregação, o “Gil do Vigor” assumiu para todos que era homossexual, mas não deixou sua mãe aborrecida:

Mãe sempre sabe, não é? Não foi surpresa. Gil sempre foi muito respeitado aqui na bairro. Ele só sofreu preconceito mesmo quando criança, adolescente e já adulto por algumas pessoas da igreja que ele frequentava“.

Jacira contou que por conta do preconceito e da discriminação, seu filho acabou noivando com duas mulheres, em tempos distintos, na época da igreja: “Ele foi noivo de uma quando foi para a missão e de outra quando retornou. Mas isso não ia dar certo. Hoje, elas estão casadas“.

Hoje, Gilberto mora com a mãe num apartamento de dois quartos e 44 m², num condomínio humilde na periferia de Janga. O imóvel foi financiado durante 15 anos através do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional do governo federal.

Para quitar toda dívida, faltam 10 mil e o PhD numa universidade no Texas foi a primeira esperança. O prêmio de R$ 1,5 milhão, que Gil pode ganhar se vencer o BBB 2021, ajudaria nisso e também no investimento nos estudos. “Ele sempre falou que ia melhorar de vida e sempre correu muito atrás. Tenho muito orgulho do meu filho“, declarou Jacira, toda orgulhosa.

Confira:

BBB 2021

Gilberto se formou com incentivo da mãe (Imagens: Arquivo pessoal / Montagem – RD1)

BBB 2021

Gilberto com a família e ex-companheiros de igreja (Imagens: Arquivo pessoal / Montagem – RD1)

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.