BBB 2021: Internautas apontam xenofobia em fala polêmica de Gilberto

BBB 2021
Internautas apontam xenofobia em fala polêmica de Gilberto no BBB 2021 (Imagens: Reprodução / Globoplay)

Gilberto veio de Jaboatão (PE), é homossexual assumido e tem seu jeito particular de se expressar, o transformando numa figura representativa no BBB 2021. Apesar de tudo isso, o doutorando em Economia foi acusado de xenofobia por uma fala bem polêmica.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

O contexto foi uma conversa com Caio, que foi emparedado por ele, que era líder e tinha o poder de desempatar a indicação da casa, que também votou em Juliette. O pernambucano explicou uma das razões de sua decisão:

Eu tenho muito regionalismo, eu gosto de ser nordestino… Sou igual a Lumena (…) Eu vejo uma força nela. Ela lembra muito à minha mãe, queira ou não isso me toca”.

Seguindo a conversa, Gilberto confirmou a intenção de ter mandado a paraibana para o crivo do público, pela segunda vez: “Eu sabia que não colocar ela no paredão poderia soar muito feio pra mim, lá fora. Eu queria muito”.

No meio entre entre essas duas afirmações, surgiu a grande polêmica, em que o brother da Pipoca deu a entender que os nordestinos geralmente não tem uma participação positiva no Big Brother Brasil:

A gente que é do nordeste, a gente tem uma língua desse tamanho, faz m#rda, é doido e se lasca, porque nesse BBB só ganhou o Jean [Wyllys] de nordestino.  Nordestino aqui só faz m#rda”.

Vale citar que Jean, do BBB 5, não foi o único nordestino a ganhar. Em 2006, a baiana Mara venceu a disputa contra Mariana Felício e Rafael Memória. A declaração de Gilberto foi entendida como xenofobia por muitos internautas, que se revoltaram.

Nossa Gil… que vergonha! A gente já sofre tanto preconceito. Ao invés de falar da nossa positividade, da nossa alegria, da receptividade. A gente tem tanto pra mostrar de bom! Nordestino não se resume a isso não! Decepção”, exclamou uma pessoa no Twitter.

Sou de Pernambuco, e quando o Gil brotar no paredão eu vou votar muito p ele sair. Nojo desses comentários e da postura dele”, prometeu um conterrâneo de Gilberto. Uma terceira fã do reality arrasou o confinado: “Nós nordestinos somos pessoas do bem, não precisamos diminuir ninguém pra sentir superior as pessoas. Você é dessa forma porque não tem caráter msm. Sua origem não condiz [com] o que você é. Mas sua conduta sim”.

Confira:

Matheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›