BBB 2021: Lumena explica a “jornada” de seu vocabulário rebuscado

BBB 2021
Lumena explica a “jornada” de seu vocabulário rebuscado no BBB 2021 (Imagem: Reprodução / Globoplay)

Lumena Aleluia teve uma passagem marcante pelo BBB 2021, por inúmeros motivos polêmicos. Uma das coisas que mais a tornou memorável foi seu vocabulário rebuscado, com palavras não tão comuns. Em vídeo leve e bem humorado, a baiana explicou o porquê de falar assim.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

Uma das coisas que vocês mais me zoaram quando eu sai da casa pelo lance do meu vocabulário. Será que eu estou querendo bancar alguma coisa com isso? Na verdade, não”, começou a psicóloga, perguntando e respondendo a si mesma numa publicação no seu perfil do Instagram.

O primeiro motivo trazido pela ex-BBB foi as suas origens regionais: “Sou de Salvador, Bahia, nordeste, com orgulho. Para onde eu vou eu levo a minha baianidade. Seja na linguagem, no jeito, na comida, seja na musicalidade… São expressões regionais que fazem parte da minha vida. Estão comigo para todo sempre”.

Um segundo ponto se refere à formação acadêmica de Lumena: “Sou formada em Psicologia e sou pesquisadora de saúde da mulher, de gênero e de algumas relações sociais. E claro, são muitos termos técnicos. Eu convivo com muitas teorias na minha cabecinha e é essa loucura toda”.

Às vezes é natural que a gente use uma expressãozinha ali, no dia a dia, um fenotipicamente aqui, um itinerário acolá, uma jornada ali, e é natural. Às vezes a gente faz isso mesmo. Quem nunca, quem nunca?”, continuou a protagonista do vídeo explicativo.

Seguindo a trajetória, a também DJ admitiu que criou um padrão de linguagem que acaba sendo estranho para alguns: “Não sei se vocês perceberam, mas eu não sou uma pessoa dentro do padrão dentro da normalidade dos fatos. Tenho uma estranheza, tenho um quê de fora do eixo, enfim, nem minha mãe entende”.

Só esse processo aqui pode ser capaz de criar uma expressão com deslegitimização da shippada. Nem eu estou acreditando que depois que alguns dias se passaram, eu fui capaz de elaborar esse nível de complexidade linguística”, brincou Lumena Aleluia, tirando sarro das coisas que a perseguiram por um bom tempo.

Confira:

Matheus Henrique MenezesMatheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›