BBB 2021: Lumena perde a paciência com Lucas Penteado e inicia discussão

BBB 2021
Lumena perde a paciência com Lucas Penteado no BBB 2021 e inicia discussão (Imagens: Reprodução – Globoplay / Montagem – RD1)

Lumena entrou no BBB 2021 engajada em questões importantes, mas tem recebido críticas do público e dos participantes com a intensidade de algumas correções. Nesse embalo, a sister acabou se irritando com Lucas Penteado e deixou o clima tenso.

Saiba tudo sobre o BBB 2021 na cobertura do RD1

O ator se desculpou primeiramente por não ter escutado uma opinião de Lumena e pediu perdão pelas atitudes com ela: “Eu vacilei duas vezes contigo. Eu estava ouvindo, mas foi um déficit de alguns segundos (…) Eu não estava prestando atenção 100%, da mesma forma que tu estava. Isso você tem total razão. Eu vou começar a prestar mais atenção no que as pessoas falam“.

Depois que ele falou, a psicóloga trouxe uma questão histórica do racismo e do feminismo à conversa: “Eu estou esperando ser ouvida por você desde o início do programa. E as mulheres negras estão esperando serem ouvidas há centenas de anos. É só isso que eu queria que você entendesse. Papo reto é aqui. Quando você quiser me ouvir, a gente troca aquela ideia“.

A sister saiu e Lucas reclamou de ter sido agora ignorado: “Tu fala, sai e aí é difícil“. Lumena se explicou, porém sem se arrepender da decisão que tomou: “Claro, meu parceiro, porque é proporcionalidade. Eu chego me doando para você, e você pisa na minha cabeça. Eu tenho limites. Para me defender, eu saio. Eu tenho que me preservar“.

Em outro momento, depois de um papo com Nego Di sobre militância negra, a baiana reclamou do tratamento que recebe do paulista e o alfinetou, antes de novamente deixá-lo falando sozinho: “Você ainda não me deu isso aqui de prova. Eu já te dei várias oportunidades. Você fez curso de ator. Eu estou aqui de verdade. Se você está atuando, é nós. A gente vai atuar. Vamos atuar juntão, vamos fazer curso aqui“.

Lucas Penteado pediu que ela explicasse no que ele poderia melhorar, mas recebeu uma negativa: “Gastar o tempo útil da mulher preta, se doando, doando energia vital, doando emoção, para o homem preto fazer a ascensão social dele. Eu não estou aqui para ser psicóloga. Eu não sou sua psicóloga“.

O participante do Camarote confessou o medo com esse tipo de discussão: “Então se eu errar absurdamente, porque toda vez que eu falo, tu fica bolada e eu fico com medo de falar. Eu não quero também ter medo de falar, porque eu preciso explicar o que eu penso“.

Eu entendo que você não é minha psicóloga. Estou tentando me colocar no local de ouvir e desconstruir. Não é que você esteja me ensinando, eu estou me colocando nesse lugar e estou me abrindo. Se esse lugar que eu tentei me colocar está surgindo isso em você, então como eu aceito essa desconstrução?“, perguntou Lucas.

Lumena deu uma dica, depois de muita insistência, mas complementou a fala com novas críticas: “Trabalhe. Trabalho interno. Observar, observação. Você tem que se comportar como um preto que é admirável. Você ainda não se comporta assim. Então isso, para mim, é vergonhoso, no sentido ‘Que merd*. Você é um cara egoico, vaidoso. Isso te cega. É nesse lugar que me deixou triste“.

A participante do BBB 2021 disse que não queria ser palco para Lucas “ser Zumbi dos Palmares”, não foi entendida e respondeu com rispidez: “Pegue a visão, eu não vim aqui para você me fazer de palco. Tá querendo me tirar de otária Lucas“.

Matheus Henrique MenezesMatheus Henrique Menezes
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTI+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.
Veja mais ›