Após voltar para o BBB 2023 e contar o racismo religioso que sofreu, Fred Nicácio refletiu como o preconceito contra pessoas pretas é algo estrutural.
VEJA ESSA
Confira tudo que rola ao vivo no BBB 2023 na cobertura especial do RD1
Em uma conversa com alguns brothers, o médico apontou: “Quando pessoas brancas têm o dobro do nosso comportamento, são decididos, são super legais, são positivos”.
“Imagina a Sarah tendo metade do linguajar que a Bruna tem, como ela seria lida. A preta violenta, a preta agressiva, a barraqueira. Isso é racismo”, analisou.
O famoso salientou que isso faz parte do racismo estrutural e que as pessoas podem não ter a consciência, mas seguem reproduzindo ele.
“Por que o erro de uma pessoa preta tem que ser mais julgado do que o erro de uma pessoa branca? E era sempre por causa da cor, nunca tinha outro motivo”, declarou.
A conversa seguiu e Fred garantiu que não queria julgar a postura de Bruna Griphao, mas refletir sobre como a forma da atriz é vista, se comparada com mulheres pretas.
Por fim, o fisioterapeuta reforçou que, na maioria das vezes, o racismo é estrutural.
A fala dele ocorreu momentos depois da Prova do Líder, que aconteceu ao vivo na Globo.
BBB 2023: Fred Nicácio revela grande desejo
Em um papo com os participantes pretos, o médico salientou o fato dos negros, pela primeira vez, serem maioria no jogo, e afirmou que quer uma final com pessoas pretas no primeiro, segundo e terceiro lugares.
O apresentador explicou que não importa quem seja, mas que seja “um dos nossos”.
Fred, que foi vítima de racismo religioso durante o confinamento, salientou que o Big Brother é uma “fatia” da sociedade. Então se existe o preconceito do lado de fora, também acontece do lado de dentro.
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.