Bel Kutner faz carta aberta à Dina Sfat para falar sobre o mundo na pandemia

Bel Kutner
Dina Sfat é homenageada pela filha Bel Kutner (Imagem: Reprodução – Globo – TV Gazeta / Montagem – RD1)

“Mamãezinha querida!”, foi assim que a atriz Bel Kutner começou um texto super delicado para a mãe, a atriz Dina Sfat (1938 – 1989). A famosa escreveu a mensagem para a Veja Rio e contou que a motivação da carta não foi “porque a saudade tenha aumentado”, mas para “falar do mundo de hoje” em meio à pandemia do novo coronavírus.

“Não, ela [a saudade] já era enorme e continua ocupando seu lugar. Você está nas melhores lembranças, na minha casa, no carinho de estranhos, nas minhas irmãs, no espelho”, disse. Bel destacou que a carta foi pensada num momento emblemático. “Hoje tenho exatamente a idade que você tinha ao partir. E isso me deixa inconformada. Muito cedo”, reclamou.

“Mas quero falar sobre o mundo de hoje! Você viu tanta coisa mudar dos anos 40 até o fim dos 80. Tudo muito rápido, eu sei. E era só o começo”, desabafou Kutner, que citou a animação Jetsons como exemplo da modernidade. “Muita tecnologia, muita informação, muita parafernália digital, novas linguagens, a ideia de um mundo que é uma comunidade única! Tudo on-line, imagens melhoradas, verdades alteradas, pós-verdades. E muitas fake-news, violência urbana, desigualdade social brutal e crônica e a Amazônia cada vez mais ameaçada”, listou.

A famosa mencionou a vida em meio ao caos provocado pela pandemia e pelo desgoverno. “Vivemos uma pandemia mundial, um vírus. Não virtual, real e ainda descontrolado. Só no Brasil dezenas de milhares de mortes. Não bastasse, temos um cenário político assustador e uma promiscuidade criminosa, com direito a narcomilícias associadas a facções pseudoevangélicas”, criticou.

Bel Kutner disse que daria tudo por uma troca de “mensagens no zap” com a mãe. “As meninas estão bem, papai e os netinhos também. Todos vivendo as perdas, aprendendo coisas, arrumando as gavetas. Voltei a passar babosa no cabelo. Lembrei de você, mãe. E óleo de amêndoas na pele. Lembrei também. Sua ausência se faz mais presente nesta quarentena”, declarou.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.