Bolsonarista, Record News não mostra discurso de Lula; GloboNews, CNN e Band News exibem

Record News
Record News ignorou coletiva de Lula em sua programação (Imagens: Reprodução – Record News – Agência Brasil / Montagem – RD1)

Com forte ligação com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Record News optou por ignorar, nesta quarta (10), o primeiro discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter anulado as suas condenações.

Enquanto isso, os demais canais de notícias, GloboNews, CNN Brasil e Band News, transmitiram as declarações feitas pelo petista em coletiva, que ocorreu na sede do sindicato dos metalúrgicos, que durou pouco mais de uma hora.

A Record News, por sua vez, seguiu com a sua programação normal matinal, com os programas Hora News e Boletim JR.

Em seu discurso, inclusive, Lula voltou a criticar a imprensa e falou ter sido “vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História”.

“Eu fiquei muito feliz porque depois da divulgação de tanta mentira contra mim, ontem eu acho que nós tivemos um Jornal Nacional épico. Eu acho que quem assistiu televisão não estava acreditando no que estava vendo. Pela primeira vez, a verdade prevaleceu”, comentou o petista.

O ex-presidente defendeu a liberdade de imprensa, disse que ela é uma das razões principais para a manutenção da democracia e fez críticas à cobertura da Operação Lava Jato.

Em nota, a Globo declarou: “O ex-presidente Lula fez críticas aos órgãos de imprensa e à Globo em especial. Elogiou a cobertura do Jornal Nacional de ontem, que classificou de épica. Deu a entender que ontem a Globo relatou a verdade, o que antes não fazia. E desejou que este passe a ser o padrão do jornalismo da emissora”.

“O ex-presidente está errado. O jornalismo da Globo se dedica a relatar os fatos e buscar a verdade, e vai continuar a fazê-lo. Mas não somente os fatos e as verdades que lhe sejam favoráveis“, completou.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›