Bolsonaro engana eleitores e coloca milhões de reais em publicidade na Globo

Bolsonaro
Governo Bolsonaro libera milhões para publicidade na Globo (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Inimiga do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Globo recebeu uma verba considerável do governo federal entre janeiro e novembro deste ano. A TV recebeu R$ 54 milhões como publicidade federal. O número foi maior do que o depositado para Record e SBT.

Por meio da Secretaria Especial de Comunicação, a Secom, o Governo Bolsonaro deu a maior fatia das verbas publicitárias para a emissora da família Marinho, segundo a Veja. No ano passado, quem liderou o ranking foi a Record, seguida pelo SBT.

Em 2020, a Globo obteve R$ 50 milhões. Em 2019, o número foi de “apenas” R$ 33,3 milhões. Para desespero dos eleitores do atual governo, as emissoras religiosas perderam espaço na fatia. Em 2019, a quantia foi de R$ 3,8 milhões, caiu para R$ 3,2 milhões em 2020 e para apenas R$ 1,1 milhão em 2021.

Valores milionários

Em 2019, a Record liderou o ranking da verba do governo com R$ 48,7 milhões. O SBT apareceu em segundo com R$ 46,2 milhões. A Globo ficou em terceiro lugar com R$ 33,3 milhões da fatia disponível. Band (R$ 11,1 milhões) e RedeTV! (R$ 5,6 milhões) ocuparam as últimas posições entre as grandes.

Em 2020, a fatia sofreu uma mudança considerável. A Record seguiu na liderança com R$ 57,5 milhões. A Globo roubou a vice-liderança do SBT com uma verba de R$ 50 milhões. O canal de Silvio Santos oscilou para R$ 47,5 milhões.

Nos nove primeiros meses deste ano, o ranking mudou novamente. A Globo saltou para a primeira posição com R$ 54 milhões de verba publicitária. A Record desceu para R$ 48,2 milhões. O SBT continuou em terceiro com um pouco menos: R$ 42,5 milhões.

Nos dois períodos, a Band conseguiu R$ 19,9 milhões em 2020 e R$ 14,1 milhões em 2021. A RedeTV! assegurou R$ 9,1 milhões em 2020 e R$ 6,3 milhões em 2021.

Eleitores enganados?

O presidente Jair Bolsonaro nunca escondeu a sua revolta pelo Jornalismo da Globo e como sua família já foi exposta pelos telejornais da emissora-líder.

O “capitão” já mobilizou os seus eleitores para boicotes contra a empresa de comunicação. Ao mesmo tempo, o político autorizou a verba para o canal da família Marinho.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›