Bolsonaro fala em reeleição após pergunta sobre prêmio para Chico Buarque (Imagem: Reprodução / Instagram)
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) mostrou que não pretende assinar o diploma que dá ao cantor Chico Buarque o Prêmio Camões, o principal troféu da língua portuguesa. Nesta terça-feira (8), questionado por jornalistas sobre assinar o certificado que será concedido ao compositor, o político provocou polêmica.
VEJA ESSA
“É segredo. Chico Buarque?”, perguntou ele, na entrada do Palácio da Alvorada. “Eu tenho prazo? Até 31 de dezembro de 2026, eu assino”, avisou Bolsonaro, em alusão à reeleição. O atual mandato acaba em dezembro de 2022.
De acordo com as informações do jornal Folha de S. Paulo, o prêmio conquistado por Chico Buarque gira em torno de R$ 447,3 mil reais, dividido entre Brasil e Portugal.
A parcela da condecoração do Brasil foi depositada em junho. O diploma, no entanto, ainda não recebeu a assinatura do presidente brasileiro.
Ainda de acordo com a reportagem, o tema virou motivo de divisão dentro do governo. Alguns avaliam que a assinatura do diploma seria apenas protocolo, já que o dinheiro já foi depositado. Assim, Bolsonaro evitaria um mal-estar com o governo de Portugal.
Outros, mais ideológicos, acreditam que é mais uma chance de ele mostrar que não compactua com o uso de recursos públicos em ações como essa e com a visão dos governos anteriores.
Chico Buarque é crítico de Jair Bolsonaro e, nas eleições de 2018, fez campanha pela eleição do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT). No início de outubro, o famoso esteve na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Filho de Bolsonaro cita Chaves e comete gafe ao falar sobre aborto
Filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal por São Paulo, Eduardo Bolsonaro, promoveu uma gafe no Twitter, na manhã desta terça-feira (8), ao falar sobre o aborto. O político citou Steve Jobs, o personagem Chaves e o jogador Cristiano Ronaldo.
“O aborto não livra a mãe de um fardo, mas pode sim livrá-la da oportunidade de ter uma família incrível”, escreveu o político em sua rede social. Em seguida, uma imagem com os nomes dos três e cada um com uma história sobre o aborto.
Ele disse que o personagem vivido por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) quase foi abortado pela mãe por recomendação médica. Lembrando que, na história do seriado mexicano, o órfão chega na famosa vila sem os pais e sem nenhum informação sobre o paradeiro deles.
O público apontou outro erro na manifestação do filho do presidente Bolsonaro. O possível embaixador do país em Washington errou o nome do jogador português e trocou Ronaldo por “Robaldo”.
Graças ao erro, o termo “Cristiano Robaldo” se tornou o segundo assunto mais comentado do momento na rede social.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.