Bolsonaro quebra promessa e transforma a TV Brasil em arma política

Da Redação

22/01/2022

Bolsonaro

Jair Bolsonaro em entrevista exclusiva para programa da TV Brasil (Imagem: Reprodução / TV Brasil)

Em 2018, na época da campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro prometeu a privatização ou o fim da Empresa Brasil de Comunicação, a EBC, criada em 2007 pelo Governo Lula, na época chamada de “BBC brasileira”.

Ao longo dos anos do governo do PT, Bolsonaro e seus eleitores acusaram a rede de aparelhamento político. Nos últimos três anos, o “capitão” não só não cumpriu o prometido como transformou as rádios da empresa e a TV Brasil em seu palanque político.

Apelidada de TV Bolsonaro, a TV Brasil interrompeu 177 vezes a sua programação para eventos do presidente pelo país. O número foi atingido entre janeiro e outubro de 2021, segundo informações da Veja.

Ao todo, Bolsonaro apareceu 7292 minutos, cerca de 121 horas. A aparição mais polêmica dele na TV no ano passado ocorreu em julho, durante sua live de mais de duas horas atacando sem provas o sistema eleitoral do país.

O Chefe do Executivo foi estrela de inaugurações de obras, eventos militares ou religiosos, homenagens a atletas, cerimônias de promoção de oficiais e de entrega de espadim a cadetes.

Tudo rendeu 26 aparições na rede de TV. Oito somente em eventos religiosos. O assunto mais importante do país, o enfrentamento da pandemia do coronavírus, só foi falado em duas ocasiões.

O governo federal gastou R$ 14,6 milhões por essas entradas, ante R$ 1,8 milhão durante todo o ano para campanhas públicas, como a de vacinação.

Quem ordenou a paralisação da programação normal da TV Brasil foi a Secretária de Comunicação do governo, a Secom.

TV Brasil vira “TV de Bolsonaro” após unificação

Uma portaria da EBC, em abril de 2019, unificou a NBR, que fazia a cobertura oficial do governo, e a TV Brasil. A justificativa para o “casamento” foi a otimização de gastos.

A decisão tomada pelo governo atual interrompeu o sonho de uma TV nos moldes da empresa de comunicação britânica, referência de TV pública sem um político de estimação.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.