A Record está investindo pesado em transmissões de futebol para 2025 e pode adicionar mais um torneio ao seu portfólio.
Após anos sem exibição em televisão aberta, o Campeonato Maranhense pode retornar às telinhas, agora sob a responsabilidade da Record. A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, segundo Diego Emir, que revelou que as negociações estão avançadas.
Caso o acordo seja concretizado, a Record passará a transmitir o Campeonato Maranhense, somando a competição aos já confirmados Campeonato Paulista, Campeonato Paranaense e Campeonato Brasileiro.
O valor oferecido pela emissora para adquirir os direitos do estadual é de R$ 100 mil, que, segundo Américo, será integralmente destinado ao clube campeão do torneio.
O Campeonato Maranhense não é transmitido na TV aberta desde 2017, quando a TV Difusora, em parceria com o Governo do Maranhão, exibiu os jogos. No entanto, a baixa qualidade das transmissões acabou descontinuando o projeto. Antes disso, a TV Guará foi a responsável pelas transmissões entre 2015 e 2016.
Nos últimos anos, a transmissão do torneio ficou sob a responsabilidade da própria FMF, que exibiu os jogos no YouTube. Mais recentemente, os direitos foram repassados aos clubes, que negociaram suas transmissões de forma independente. Destaque para Sampaio Corrêa e Moto Club, que criaram seus próprios canais de streaming.
A disputa da Record com a Globo
Record tem colocado em prática um movimento para se consolidar como uma concorrente de peso da Globo no futebol brasileiro. Além de dividir o Brasileirão 2025, a emissora paulista tem apostado em campeonatos regionais e competições que dialogam com públicos específicos.
Com o Campeonato Paulista, Paranaense, Brasileiro e, possivelmente, o Maranhense, a Record amplia sua cobertura esportiva para diferentes regiões do Brasil.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]