Briga em Felicidade, agora no Globoplay, marcou Natal de 1991

Felicidade
Vivianne Pasmanter (Débora) e Maitê Proença (Helena) em Felicidade; briga na novela de Manoel Carlos marcou Natal de 1991 (Imagem: Reprodução / Globoplay)

O Globoplay disponibilizou, na última segunda-feira (23), os 203 capítulos de Felicidade. Os de número 68 e 69, exibidos originalmente na véspera e no Natal de 1991, surpreenderam o público tanto por ignorarem a data – quase sempre reverenciada nas novelas –, quanto pela exibição de uma das famosas brigas criadas por Manoel Carlos: a de Helena (Maitê Proença) e Débora (Vivianne Pasmanter).

O gancho do episódio exibido em 24 de dezembro foi o do encontro de Débora, carregando o filho Alvinho no carrinho de bebê, e Helena, na loja de artigos infantis na qual esta última trabalhava. As duas rivalizavam desde que Álvaro (Tony Ramos), então noivo de Débora, ameaçou trocá-la por Helena. Diante das malcriações da vilã, já no capítulo seguinte, a heroína de Maneco a levou para o depósito e partiu para violência física, “lavando a alma” da audiência.

Também na véspera do Natal de 1991, Vamp, então no ar às 19h, trouxe Tico (José Paulo Jr) desembestando a falar após anos em silêncio, para a alegria do pai Jonas (Reginaldo Faria) e da madrasta Carmem Maura (Joana Fomm). O menino estava mudo desde o trauma psicológico causado pela morte da mãe. A vampira Mary Matoso (Patricya Travassos), por sua vez, saudou os moradores de Armação dos Anjos do alto da vassoura que ganhou do marido, Matoso (Otávio Augusto).

Já no dia 25, O Dono do Mundo, trama das 21h, surpreendeu seus telespectadores com a revelação sobre o caráter do protagonista Felipe Barreto (Antonio Fagundes). Após meses bancando o bonzinho, o escroque se viu absolvido pelo Conselho de Medicina. E celebrou a vitória levando Márcia (Malu Mader) para a cama. A mocinha, que tanto fez para destruí-lo após entregar sua virgindade a ele, acabou envolvida, de novo, pela lábia do escroque.

Cabe lembrar que, assim como Felicidade, Vamp e O Dono do Mundo também serão disponibilizadas no Globoplay. Ainda não há, porém, previsão para os lançamentos dos dois folhetins na plataforma de streaming do Grupo Globo.

Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog "Vivo no Viva", repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›