Cade toma atitude e investiga forte relação da Globo e da CBV

Globo
Globo tem sido investigada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica por causa de contratos (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo está sendo investigada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por causa dos contratos que possui com a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) pelos direitos das competições de clubes organizadas pela entidade.

De acordo com informações do UOL, o órgão tem trabalhado para saber se a emissora carioca age de forma monopolista com a empresa. Desde o ano passado o Conselho abriu um inquérito para investigar se o canal mantém práticas anticoncorrenciais nos direitos esportivos.

A publicação informou que a direção da Globo recebeu um ofício no qual o Cade faz 15 perguntas, solicitando informações como tempo de contrato, valores pagos pelos direitos, mudanças de horário por demanda de TV, entre outros pontos.

Entre as coisas solicitadas, o órgão pediu dados a partir de 2010. Atualmente, eventos de vôlei como a Superliga só são exibidos no SporTV e no serviço de pay-per-view produzido pela empresa TV NSports.

O Cade também vai verificar o percentual de jogos exibidos pelo Grupo Globo na TV paga. O objetivo é identificar se a empresa, por exemplo, exibe todos os jogos permitidos pelo contrato com a CBV.

O UOL ainda declarou que Globo e CBV têm até o próximo dia 16 de março para responderem os questionamentos feitos pelo Cade. A emissora carioca pode pagar multa diária de até R$ 5 mil, caso não venha a dar esclarecimentos.

A investigação entre os contratos começou no ano passado, quando o Fortaleza denunciou o canal, que era acusado de pagar menos ao clube por ter contrato com a WarnerMedia pelos direitos do Campeonato Brasileiro na TV paga.

O clube cearense acabou desistindo do processo, mas o Cade seguiu com as investigações que podem complicar a situação da Globo.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›