Cade volta a investigar a Globo por suposto monopólio

Globo
Globo tem novo capítulo com o Cade sobre suposto monopólio no esporte (Imagem: Divulgação / Globo)

Insatisfeito com a investigação levantada até aqui, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) renovou até 2022 o processo sobre o suposto monopólio da Globo no campo esportivo.

Desde abril, o órgão do governo federal não promoveu nenhuma ação sobre o caso. Com a investigação parada há sete meses, a prorrogação causou surpresa.

Segundo o Notícias da TV, em nota técnica, o coordenador-geral do Cade, Felipe Neiva Mundim, fez a solicitação com base no material colhido até aqui. Para ele, a complexidade do caso não permitiu uma conclusão:

“Tendo em vista as especificidades do setor, o volume de informações constantes dos autos, as demais circunstâncias do caso concreto e a necessidade de complementação da instrução realizada, faz-se necessário tempo adicional para que os elementos trazidos aos autos possam ser analisados com a profundidade necessária e esperada”.

A superintendência-geral do Cade acatou o pedido e renovou a investigação: “Tendo em vista as circunstâncias do caso concreto apontadas na Nota Técnica supracitada, decido pela prorrogação do presente Inquérito Administrativo”.

Investigação contra a Globo

O Cade deu início ao processo de investigação contra a emissora carioca em 2019. Na época, tudo começou com um esclarecimento sobre a suposta desvantagem do Fortaleza com a WarnerMedia no Campeonato Brasileiro.

Nos bastidores, isso passou de um esclarecimento e virou uma ação mais precisa. Alguns times afirmaram que o dinheiro depositado pela Globo diminuiu depois que assinaram com a concorrente.

Em contrapartida, a TV disse que a reclamação estava esclarecida pelo próprio Cade, em uma investigação feita pelo órgão em 2016. Com o imbróglio em alta, o conselho vasculhou até os contratos sobre torneios de vôlei.

Nos últimos 24 meses, a Globo perdeu uma fila de campeonatos de futebol. Começou com o Campeonato Carioca, depois a Libertadores da América e até a Copa América. A última grande perda para o catálogo esportivo da casa foi o Campeonato Paulista.

Para 2022, a TV da família Marinho garantiu a transmissão do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Mundo.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›