Caio Blat aponta racismo no BBB 2020 e sai em defesa de Babu

Caio Blat

Caio Blat aponta racismo no BBB 2020 e sai em defesa de Babu (Imagem: Reprodução / Facebook)

Caio Blat recorreu à internet no último domingo (15) para fazer uma denúncia. O ator, que é amigo pessoal de Babu Santana, por meio de um post no Instagram, falou sobre o racismo sofrido pelo brother no confinamento do BBB 2020.

Para embasar o desabafo, o artista citou algumas ocasiões em que Babu foi alvo de comentários ácidos por parte dos demais participantes do reality show.

“Cenas de Racismo Explícito no BBB20. Essa semana, depois de rir do Babu enquanto ele dormia e sussurrar ‘- Muito gordo!’ , a participante Ivy espantou-se com o pente dele: ‘- Quem penteia o cabelo com um trem desses?’. Depois de saber que era do Babu, ela não conseguia conter o riso”, escreveu.

“Babu vem sofrendo rejeição e exclusão sistemática dentro da casa, espelho do racismo estrutural que resiste forte em nossa sociedade. Recebe uma enxurrada de votos injustificados nos paredões. Para os participantes, votar em Babu para sair é algo natural. Algumas ainda dizem ‘ter medo’ dele”, acrescentou.

Em outro momento do texto, Caio falou sobre como iniciou sua amizade com o colega de profissão. “Conheço Babu há mais de 20 anos. Nos encontramos no Nós do Morro quando ele estava se formando, e nos tornamos grandes amigos. Babu é um ator genial, brilhante, e um amigo único, um dos melhores que fiz na vida, além de um pai maravilhoso”, relembrou.

“Babu atuou em dezenas de filmes, peças e novelas, fazendo os tipos mais variados, mas na lista de personagens que ele interpretou divulgada na semana passada, chama a atenção a grande quantidade de personagens estereotipados que são associados a sua aparência”, prosseguiu.

“A atitude de Ivy e outros apenas explicita o racismo e gordofobia que muitos não enxergam. Quando Thelma se solidariza com Babu, algumas meninas da casa ficam espantadas, não entendem a empatia que pode haver entre eles, como se não fosse óbvia”, disse ainda.

O global finalizou o desabafo falando sobre sua torcida por Babu: Desde as primeiras semanas, mesmo dando aula de escuta e feminismo para os outros participantes, Babu sofreu com uma grande quantidade de votos recebidos na casa, iniciando um processo de isolamento, e mesmo algumas atitudes grosseiras a parte dele são, claramente, fruto desse sentimento de rejeição velada”.

“Mais do que nunca, espero que Babu (ou Thelma) ganhe esse programa, tenha seu talento e carisma reconhecidos, e ajude o Brasil a enxergar seus preconceitos que ficam mais evidentes com uma câmera vigiando 24 horas”, completou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Cenas de Racismo Explícito no BBB20. Essa semana, depois de rir do Babu enquanto ele dormia e sussurrar “- Muito gordo!” , a participante Ivy espantou-se com o pente dele: “-Quem penteia o cabelo com um trem desses?”. Depois de saber que era do Babu, ela não conseguia conter o riso. Babu vem sofrendo rejeição e exclusão sistemática dentro da casa, espelho do racismo estrutural que resiste forte em nossa sociedade. Recebe uma enxurrada de votos injustificados nos paredões. Para os participantes, votar em Babu para sair é algo natural. Algumas ainda dizem “ter medo” dele. Conheço Babu há mais de 20 anos. Nos encontramos no Nós do Morro quando ele estava se formando, e nos tornamos grandes amigos. Babu é um ator genial, brilhante, e um amigo único, um dos melhores que fiz na vida, além de um pai maravilhoso. Babu atuou em dezenas de filmes, peças e novelas, fazendo os tipos mais variados, mas na lista de personagens que ele interpretou divulgada na semana passada, chama a atenção a grande quantidade de personagens estereotipados que são associados a sua aparência. A atitude de Ivy e outros apenas explicita o racismo e gordofobia que muitos não enxergam. Quando Thelma se solidariza com Babu, algumas meninas da casa ficam espantadas, não entendem a empatia que pode haver entre eles, como se não fosse óbvia. Desde as primeiras semanas, mesmo dando aula de escuta e feminismo para os outros participantes, Babu sofreu com uma grande quantidade de votos recebidos na casa, iniciando um processo de isolamento, e mesmo algumas atitudes grosseiras a parte dele são, claramente, fruto desse sentimento de rejeição velada. Mais do que nunca, espero que Babu (ou Thelma) ganhe esse programa, tenha seu talento e carisma reconhecidos, e ajude o Brasil a enxergar seus preconceitos que ficam mais evidentes com uma câmera vigiando 24 horas.

Uma publicação compartilhada por Caio Blat (@caio_blat) em

Álvaro Penerotti
Escrito por

Álvaro Penerotti

Álvaro Penerotti sempre foi bastante engajado a tudo que envolve o mundo da TV e Famosos. Com intensa vivência na área de jornalismo e mídias sociais, já trabalhou em rádio e também em importantes veículos de comunicação na web. Pode ser encontrado nas redes sociais por meio do @AlvaroPenerotti.