Nunca antes se falou tanto sobre os caminhoneiros quanto nos tempos atuais. Grande parte desse hype, obviamente, se deve à recente paralisação destes profissionais nas principais estradas de todo o país em protesto contra os preços abusivos exigidos pelo combustível. Apesar de ter reduzido os níveis de poluição em São Paulo, a greve causou graves transtornos para todos, mas também ajudou a denunciar as várias condições precárias as quais os motoristas precisam se submeter todos os dias para poderem trabalhar com honestidade.
Mas engana-se quem pensa que a atenção que os caminhoneiros recebem da mídia é coisa nova e passageira: na TV brasileira, os profissionais do transporte de cargas já tiveram importantes participações em novelas, minisséries, filmes e outras produções. Atores dos mais desconhecidos aos mais renomados já tiveram a oportunidade de interpretar caminhoneiros e dar o devido destaque e reconhecimento a essa classe de trabalhadores que precisa deixar a própria família para garantir seu sustento.
A seguir, relembre cinco caminhoneiros que fizeram história na TV e ajudaram a levar essa profissão ao reconhecimento por meio do entretenimento.
#1 – Pedro e Bino (Carga Pesada)
Dupla de caminhoneiros mais famosa do Brasil, Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia) são os personagens principais da série de televisão da Rede Globo “Carga Pesada”, que teve versões em 1979 e 2003. Amigos inseparáveis e fiéis, eles vivem as mais diversas aventuras enquanto cruzam o país todo transportando suas cargas. Para ajudar na interpretação dos atores, foi até mesmo contratado um caminhoneiro, que participou também das cenas de condução dos caminhões.
#2 – Zeca (A Força do Querer)
Um personagem bastante recente, mas não menos importante, o caminhoneiro Zeca foi interpretado pelo ator Marco Pigossi na novela “A Força do Querer”, exibida pela Globo de abril a outubro de 2017. Apaixonado por seu caminhão e sua profissão como um todo, o caminhoneiro decide vender seu veículo e recomeçar a vida em Niterói com seu pai depois de descobrir que sua noiva, Ritinha (Ísis Valverde), havia se envolvido com um empresário, mas nem por isso deixa de trabalhar com o transporte de cargas.
#3 – Cida (A Favorita)
A introdução da personagem Cida, caminhoneira interpretada por Claudia Ohana na novela A Favorita representou um verdadeiro marca na TV brasileira e ajudou a quebrar o estereótipo de que apenas homens são aptos a assumir o volante de um caminhão. Na trama, ela precisa enfrentar o preconceito de sua própria família para exercer a profissão pela qual é apaixonada. No meio do caminho, Cida conhece e se apaixona por Juca (Bento Ribeiro), também caminhoneiro.
#4 – Zé Bolacha (A Próxima Vítima)
Exibida pela Rede Globo de 13 de março de 1995 a 3 de novembro de 1995, “A Próxima Vítima” nos apresentou ao personagem Zé Bolacha, caminhoneiro interpretado pelo ator Lima Duarte. Alegre, contador de histórias, fã do escritor brasileiro Guimarães Rosa e citador fervoroso de citações poéticas, Zé Bolacha acaba se apaixonando pela personagem Irene (Vivianne Pasmanter), uma estudante de direito muito mais jovem que ele.