A Record já está começando a colher, no mercado internacional, os reflexos do fracasso de “Apocalipse” em seu filão de novelas bíblicas. Prova disso é que a emissora de Edir Macedo não conseguiu emplacar a saga do fim dos tempos em um de seus mais fiéis parceiros no exterior: o canal hispânico Univisión, voltado ao público latino que reside nos Estados Unidos.
Depois de transmitir com sucesso a dobradinha de “Os Dez Mandamentos” e “A Terra Prometida” – por lá rebatizadas de “Moisés y los Diez Mandamientos” e “Josué y la Tierra Prometida” -, a emissora decidiu relevar o fracasso do título seguinte da franquia, “O Rico e Lázaro”, em solos brasileiros e não se arrependeu da escolha.
A saga escrita por Paula Richard foi um mega êxito junto à audiência estadunidense, a tal ponto que o protagonista do folhetim, Dudu Azevedo, foi convidado para ir ao país e gravou participações em vários programas da Univisión. “El Rico y Lázaro” encerra suas transmissões na terra do Tio Sam nesta quarta-feira (10), totalizando 185 capítulos – quatro a mais que na exibição tupiniquim.
A parceria entre Univisión e Record, porém, acabará junto com a história de Zac (Azevedo) e Joana (Milena Toscano), já que, ao contrário do que se previa, o canal americano não se interessou em veicular “Apocalipse” na sequência. Além do fraquíssimo desempenho em sintonia no Brasil, também pesou para a rejeição o fato de se tratar de um folhetim contemporâneo que flerta com o futurismo e a ficção científica, sem o mesmo apelo à antiguidade que vigora nos títulos anteriores do filão.
Ao invés das vilanias do anticristo Ricardo Montana (Sérgio Marone), o público da Univisión acompanhará a partir da próxima semana as aventuras adolescentes de “Like, La Leyenda”, produção teen da Televisa que é considerada a nova versão do hit da década passada, “Rebelde”. “Like” estreará no próximo domingo (14) e a partir de segunda-feira (15) passará a ocupar a faixa de “El Rico e Lázaro”.
Vale reforçar que, embora ambas tenham sido consideradas fracassos em suas exibições originais no Brasil, “Lázaro” e “Apocalipse” vêm seguindo trajetórias internacionais bem diferentes. A primeira, além dos Estados Unidos, também chegou a países como Panamá, México, Bolívia, Uruguai, Honduras e Paraguai. Já a outra, embora tenha sido pré-vendida ao México, Argentina e os próprios EUA, ainda não emplacou nenhuma transmissão no exterior.
Saiba Mais:
Autora de “Os Dez Mandamentos” e “Apocalipse”, Vívian de Oliveira deixa a Record
Em Dia Mundial do RBD, fãs de “Rebelde” declaram seu amor
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.