Canal Viva esclarece situação envolvendo próximas novelas

Canal Viva
Lucélia Santos (Fernanda) em Locomotivas, Carolina Pavanelli (Laleska) em Sonho Meu e Deborah Secco (Lara) em O Beijo do Vampiro; novelas estão no radar do Canal Viva (Imagens: Divulgação / Globo)

A comunidade noveleira está em polvorosa desde a última terça-feira (17), quando a jornalista Patrícia Kogut, de O Globo, anunciou as exibições de Locomotivas (1977), Sonho Meu (1993), Cara & Coroa (1995), Era Uma Vez… (1998) e O Beijo do Vampiro (2002) no Canal Viva. Mas, como diz o ditado, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém… Esta coluna do RD1, em contato com Stephanie Purwin, gerente de programação do GNT, do Viva e do Mais na Tela, esclareceu a situação das novelas hoje junto ao canal.

As tramas estão no radar do Canal Viva, mas ainda não totalmente liberadas para veiculação.

Quando fazemos o planejamento de novelas do Viva precisamos deixar algumas no radar, pois todas passam por uma análise do conjunto de direitos da obra. É um processo cuidadoso e que demanda tempo. Portanto, evitamos confirmar o título até termos todo o processo finalizado para não gerar frustração por parte do nosso querido público“, afirma Stephanie.

Por “direitos da obra” entende-se os relacionados à autoria, elenco, equipe técnica e músicas.

Cabe lembrar que tais negociações são necessárias, uma vez que as obras foram produzidas “apenas” para TV aberta. Contratos antigos, de todos os envolvidos, não previam exibição na TV paga ou em plataformas de streaming, como o Globoplay, que vem disponibilizando clássicos da Globo. O Viva, por exemplo, demorou anos para viabilizar folhetins como A Gata Comeu (1985), Tieta (1989) e Baila Comigo (1981).

Resta ao público, no momento, torcer para que as informações divulgadas por Patrícia Kogut se confirmem. Cara & Coroa é cotada para a vaga de A Viagem (1994), 15h e 0h, a partir de julho de 2021. Locomotivas pode substituir O Salvador da Pátria (1989) – que o canal também não confirma –, 14h15 e 0h45, em novembro do ano que vem. Não há previsão de horário e data de lançamento para O Beijo do Vampiro, Era Uma Vez… e Sonho Meu; a aposta na web é de uma faixa dedicada a novelas infanto-juvenis.

Legendas em discussão

Amiga da coluna, Andressa de Abreu é fã ardorosa de O Beijo do Vampiro. O amor pela trama de Antonio Calmon é conhecido por todos os grupos de noveleiros, das mais diferentes redes sociais. Deficiente auditiva, Andressa questiona a falta do Closed Caption no Canal Viva, o que impossibilita o acompanhamento do folhetim. O Viva está avaliando a questão. “Temos um desejo enorme de oferecer acessibilidade a todos. Este é um assunto que o canal vem debatendo e estudando, mas, por enquanto, não temos previsão de implementação“, adianta Stephanie Purwin.

CONTINUE LENDO →
Duh Secco

Duh Secco é  “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com