Cardiologista explica transplante de Faustão e surpreende com revelação: “Uma corrida”

Faustão
Cardiologista de Faustão reage sobre transplante do apresentador (Imagem: Reprodução / Instagram)

Nesta quarta-feira (27), Faustão completa um mês desde o transplante de coração. O cardiologista responsável pela cirurgia contou que o procedimento durou cerca de 2 horas e 30 minutos e foi realizado da melhor maneira possível.

Fernando Bacal levou em consideração o tempo que a equipe levou para realizar a ligação entre as artérias e os tecidos. “É muito mais o tempo do implante, que são as anastomoses, que a gente fala onde faz as suturas [conjunto de manobras realizadas para unir tecidos] do coração novo”, falou ao UOL.

O processo completo deixou Faustão na mesa de cirurgia por seis horas. “Tem todo o processo de abertura, de fechamento, o osso para você poder operar o coração, você tem que serrar o osso, que é o osso esterno, depois fazer os fechamentos com os grampos, os fios metálicos”, listou.

O profissional da saúde frisou que o tempo de isquemia fria, quando o órgão pode ficar sem circulação sanguínea, foi decisivo para o transplante. “É um tempo que pesa muito para o transplante de coração, que é a partir da retirada do coração, do peito do doador, até ele estar batendo no peito do receptor”, relatou.

Faustão se recupera de transplante em casa

Internado no início de agosto, o ex-apresentador da Band recebeu o coração no dia 27 de agosto. Dias depois, a equipe médica do Hospital Albert Einstein liberou o veterano de 73 anos para continuar com sua recuperação em casa.

Recentemente, por questões do transplante, o comunicador foi internado para supervisão médica e foi liberado antes de completar uma semana no hospital.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].