O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) passou a investigar a suposta prática de racismo contra atrizes de Nos Tempos do Imperador, novela produzida pela Globo entre 2020 e 2021. A atriz Roberta Rodrigues foi ouvida na última terça-feira (12).
VEJA ESSA
A artista foi uma das autoras da denúncia e, dentro da investigação, não foi descartada a convocação de representantes do comando do núcleo de dramaturgia da emissora, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
O MPT intimou cerca de oito pessoas, entre diretores e outros integrantes da produção da novela, para depoimentos. Além disso, o órgão abriu uma segunda investigação sobre as queixas de que atores brancos receberia mais pelo mesmo trabalho por atores negros.
Uma atriz com vários anos de carreira disse que foi remunerada com valores inferiores aos recebidos por atrizes brancas que eram iniciantes e tiveram pouco destaque em Nos Tempos do Imperador.
Globo reage sobre crise em Nos Tempos do Imperador
Por meio de nota, a Globo afirmou que “a fim de manter seu ambiente corporativo libre de discriminação”, passou a contar com um sistema de compliance, “com treinamentos de conscientização frequentes de seus colaboradores e um código de ética que proíbe a discriminação e pune severamente as violações apuradas”.
Os primeiros relatos de casos de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador vieram à tona em fevereiro. Na época, Roberta Rodrigues e Dani Ornellas encabeçaram as denúncias. As queixas eram endereçadas ao diretor artístico da trama, Vinícius Coimbra.
Em março, o diretor foi demitido. Como justificativa pela dispensa, a Globo acusou o ex-funcionário de prática de assédio moral, não de racismo.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.