Chefão da Globo nega decisão contra beijos gay em Vai na Fé e explica atitude inédita

Amauri Soares

Chefão da Globo nega decisão contra beijos gay em Vai na Fé e explica atitude inédita (Imagem: Reprodução / Globo)

Após a saída de Ricardo Waddington da Globo, Amauri Soares assumiu o comando dos Estúdios Globo e suas afiliadas, trazendo consigo uma polêmica inesperada. Uma das questões dizia respeito a supostas censuras de beijos entre casais LGBTQIA+ na novela Vai na Fé.

Essas questões geraram bastante repercussão nas redes sociais e se tornaram motivo de controvérsias até que a emissora decidiu exibir essas cenas. Em entrevista ao colunista Guilherme Ravache, do Valor Econômico, o executivo esclareceu alguns pontos sobre essa situação.

Ele enfatizou que, em seu ponto de vista, tudo isso ocorreu fora dos muros da TV. “Estou aqui há um mês e não implementei nenhuma medida de censura editorial, artística ou de proibição de assuntos. Nunca fiz isso e nunca farei. Não é assim que trabalhamos”, afirmou Amauri.

O profissional deixou claro que as especulações não correspondiam à realidade. Ele prosseguiu dizendo que abordar temas sensíveis e complexos da sociedade sempre exige preparo.

Novo chefão da Globo, Amauri Soares expõe visão sobre diversidade

Além disso, destacou a importância de ter diversidade de visões, citando o BBB como exemplo de programa que aborda uma ampla diversidade de assuntos nas últimas temporadas.

“Temas sensíveis da sociedade estiveram bastante presentes, como racismo, preconceito de gênero, relacionamentos abusivos e preconceito religioso. Todos esses temas foram tratados de maneira transparente e didática”, exemplificou.

Amauri ressaltou que o preparo para lidar com esses temas vem do investimento em diversidade, diálogo, escuta aberta e sensível, além de capacitação. Ele enfatizou que refletir na tela as principais questões sociais do nosso tempo é um objetivo da dramaturgia da Globo.

Segundo Soares, não há nenhum tema que não possa ser abordado e alguns temas devem ser tratados para superar preconceitos. Abordar esses temas adequadamente faz parte da missão da emissora como comunicadores.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.