Chico Pinheiro quebrou o protocolo do jornalismo da Globo e mandou um comentário surpreendente em pleno Bom Dia Brasil, nesta sexta-feira (4). O apresentador citou uma frase de Emicida e chocou os internautas.
VEJA ESSA
Tudo aconteceu após o telejornal apresentar a notícia de um caso de discriminação racial em Minas Gerais, em que um rapaz procurou a polícia depois de ter sido chamado de “ladrão” em uma rede social.
“Racismo é racismo em qualquer lugar, no mundo real ou virtual”, disparou Ana Paula Araújo, que chamou Aline Aguiar para dar detalhes sobre o caso.
Depois da equipe da Globo Minas apresentar a situação, Chico Pinheiro, direto do estúdio, desabafou contra o racismo.
“Uma ameaça à vida do cidadão. Se estivesse alguém armado, como sargento da Marinha, poderia morrer. Quem descreve isso… sintetiza isso muito bem o que estamos vivendo no Brasil é rapper Emicida”, comentou o âncora do Bom Dia Brasil.
O apresentador da Globo completou: “Emicida fala: ‘Eu chamo o táxi, mas ele não para para mim, mas a viatura para, sem motivo nenhum’. É isso”.
Chico fez referência a uma fala de Emicida no Altas Horas, da Globo. Em 2015, o rapper desabafou e disse que a ideia de que o Brasil é uma “democracia racial”, não é verdade.
“Eu sinto que o Brasil tem um dívida com a diversidade, mais do que uma vocação, porque ele não exerce essa vocação. O Brasil aplaude a miscigenação quando clareia, quando escurece, condena. Esse é um grande problema, principalmente do negro do exterior que vem para o Brasil, isso fica mais gritante. Essa ideia de democracia racial, que ‘o Brasil é o paraíso das três raças’, isso não é verdade quando você tem a pele escura”, comentou ele.
Na época, o cantor ainda declarou: “E a gente tem essa cultura da opressão gritar e o oprimido ficar calado, se sentindo errado. Então, se a garota for estuprada, a culpada será ela; se a pessoa for discriminada e colocada para fora do banco, vão dizer ‘ah, não foi assim’, ‘você estava de boné’, ‘é porque você estava de moletom, de mochila’. Não. Você sabe que o táxi não para pra você e a viatura [policial], para. Esse é o problema urgente do Brasil”, completou o rapper, que foi aplaudido de pé pelo público presente”.
Internautas reagem a comentário de Chico Pinheiro
No Twitter, o público do Bom Dia Brasil comemorou a fala do jornalista. “O Chico Pinheiro citando Emicida no Bom Dia Brasil. O maior!”, disse um internauta.
“O Chico Pinheiro citando Emicida! Por isso que eu só ligo a TV aberta pra assistir Bom Dia, Brasil. Melhor funcionário da Globo”, reagiu outro.
Confira a repercussão:
O Chico Pinheiro citando Emicida! Por isso que eu só ligo a TV aberta pra assistir Bom Dia, Brasil. Melhor funcionário da Globo.
— C. (@cmlbttnrd) February 4, 2022
Chico Pinheiro citando @emicida no jornal… “ Táxi não para, mas viatura para” é isso!
— Gabriela (@gabsramos98) February 4, 2022
Chico Pinheiro citando Emicida. GRAÇAS A DEUS É SEXTA FEIRA!!!! ??
— Laryssa (@larysvasco) February 4, 2022
Chico Pinheiro no Bom dia Brasil sobre racismo:
“O táxi não para,mas a viatura para”
– Emicida#bomdiabrasil— Jeferson do BBB22 (@JefersonAssu01) February 4, 2022
Chico Pinheiro no Bom dia Brasil sobre racismo:
“O táxi não para,mas a viatura para”
– Emicida#bomdiabrasil— Jeferson do BBB22 (@JefersonAssu01) February 4, 2022
O querido Chico Pinheiro foi certeiro no Bom Dia Brasil. Usou as palavras de Emicida para denunciar mais um caso de racismo: o táxi não para, mas a viatura para. Não existe democracia racial no nosso país, temos uma dívida com o povo negro. A luta antirracista é nossa obrigação.
— Reimont (@Reimont) February 4, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]