Pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) protagonizou momentos inesperados com Gregório Duvivier durante uma live intitulada Ciro Games. O encontro ocorreu na última sexta-feira (20) e contou com troca de farpas, vozes alteradas e palavrões.
VEJA ESSA
No início, Ciro contextualizou o início do debate: “Ele fez uma análise dupla, crítica, bem-humorada [no GregNews], que a gente só tem que aplaudir. Ele também atravessou uma linha política perigosa em tempos de Bolsonaro. Aparentemente ele aceitou o que o PT pede, que todo mundo deve colocar a mão no nariz e esquecer tudo que já foi feito”.
Gregório rebateu o político e apontou um erro factual. “Eu nunca disse que você deve abandonar a candidatura. E eu nunca disse que tem que votar no Lula, segundo erro”, disse.
“Você disse que eu cometi fake news, mas isso é muito perigoso, Ciro. Chamar aquilo de mentiras é muito ruim. Porque essa palavra é um conceito político que você sabe bem”, atacou.
“Por que minha candidatura é um erro à democracia?”, indagou Ciro. “Eu só pedi que você retirasse sua candidatura. Uma coisa não tem nada a ver com outra”, respondeu Duvivier.
“Você fez acusações muito levianas sobre o programa. Acusou a gente de mentiras. E tá tudo com fonte, checado, com fontes fidedignas”, detonou o humorista. “Você me acusa de racista, me chama de baixinho e maconheiro”, acusou.
Ciro perdeu a paciência e revidou: “Isso não aconteceu, Gregório. Isso é mentira! Não coloque a palavra na minha boca. Vai ficar feio para você”.
Após ataques contra aliados de Ciro, entre eles Cabo Daciolo, que atacou homossexuais, o presidenciável pediu que o convidado fizesse um debate com Lula.
“Lula não tem tempo para debater com um humorista numa sexta-feira. Ele casou e deve tá transando”, disparou o comediante, se referindo à lua de mel de Lula e Janja, que se casaram na última quarta-feira (18).
Confira a repercussão na web:
eu me arrependo todo santo dia em ter votado no ciro no 1 turno em 2018, essa culpa eu carrego https://t.co/BpJf77refp
— matheus (@whomath) May 20, 2022
Ciro: você quer que eu desista da minha candidatura
Gregório: eu nunca disse isso
Ciro: mas quer que meus eleitores desistam de mim
Gregório: exatamenteCiro descobrindo como funciona a disputa eleitoral
— Renata Ventura (@rehventura) May 21, 2022
Ciro: “Fala pro Lula vir debater!”
Gregório: “O Lula não tem tempo de debater com comediante. A essa hora, aliás, ele deve estar transando”.
— Paulo RJ (@hospicio_brasil) May 21, 2022
Ciro Gomes ao vivo defendendo mineração em terras indígenas desde que seja por uma estatal pagando Royalties aos índios. Fora Ciro! Sem chances pra vc! pic.twitter.com/eRhfqT6SdK
— Rodolfo Salm ??13??? (@rodosalm) May 20, 2022
Bom dia.
Considerações sobre o “debate” entre @cirogomes e @gduvivier
A palavra que me vem em mente é: Constrangedor.
Não achei nada producente para o campo ao qual todos pertencemos.
Triste ver duas mentes que admiro nessa posição.
Ambos com falas e posturas equivocadas.— Tico Santta Cruz ??? (@Ticostacruz) May 21, 2022
é engraçado que ciro pode chamar lula de tudo quanto é ofensa, mas se a gente chamar ele de “coroné” ele diz que é “xenofobia”.
sendo que a família dele é uma legítima oligarquia nordestina— cynara menezes (@cynaramenezes) May 20, 2022
Vejo aqui ciristas excitadíssimos. Ciro teria “esmagado”, “achatado”, “esmigalhado”, “humilhado” um humorista “sem caráter”, defensor de um “bandido”, “corrupto”, “ladrão”, “canalha” e “traidor”. Em suma, descobri que existem bolsonaristas de esquerda.
Vivendo e aprendendo.
— Christian Lynch (@CECLynch) May 21, 2022
Ciro tirou os últimos dias tentando referendar a ideia dos opositores de que ele é arrogante e difícil de lidar. Agradar a militância próxima nem sempre ajuda a vencer eleição. Fatal para uma campanha que não tinha margem para errar.
— Alvaro Borba (@alvaroborba) May 20, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].