Claudia Raia elogia William Bonner em cena de “Verão 90”

Verão 90

Imagem de William Bonner, no “Jornal da Globo”, exibida em “Verão 90” (Imagem: Reprodução / Globo)

As referências que bombaram nas redes sociais na estreia de “Verão 90” prosseguiram no segundo capítulo da trama, exibido nesta quarta-feira (30). Além da novela “Irmãos Coragem” (1970), citada por Janaína (Dira Paes), e da Brasília amarela de João (Rafael Vitti) – homenagem ao clássico “Pelados em Santos” dos Mamonas Assassinas –, William Bonner, em seus primeiros anos de Globo, também foi reverenciado.

Na sequência, Lidiane, vivida por Claudia Raia, chega em casa e liga a TV; após conferir um recado da filha, Manu (Isabelle Drummond), a “pantera” se atenta para o telejornal. “Nossa, esse apresentador… Que gato!”, exclama Lidi, ao ver Bonner na tela. “Que pão!”, complementa.

William Bonner chegou à Globo em 1986, após cinco meses na Band, como apresentador do “SPTV 3ª Edição”, exibido após o “Jornal da Globo”. No ano seguinte, fez sua estreia em rede nacional, com o “Globo Rural”. Em 1988, substituiu Marcos Hummel, em férias, na bancada do “Jornal Hoje”; foi então alçado ao comando do “Fantástico”, ao lado de Sérgio Chapelin e Valéria Monteiro.

Em 1990, ano em que se passa a trama de “Verão 90”, Bonner se dedicava ao “Jornal da Globo”, formando dupla com a então namorada Fátima Bernardes; os dois oficializaram o casamento no mesmo ano; a união chegou ao fim em 2016. Em 1996, Bonner assumiu o “Jornal Nacional”, onde está até hoje.

Abertura de “Verão 90” causa com referências às novelas e “pião” do SBT

O SBT vai marcar presença na tela da Globo, todas as noites, a partir desta terça-feira (29). É que a nova novela das 19h, “Verão 90”, traz em sua abertura uma referência ao “Pião do Baú”, um dos programas de maior sucesso de Silvio Santos. A vinheta reverencia também a lambada, as boybands, o telefone sem fio – uma das inovações da década de 1990 – e novelas de sucesso da emissora.

Os logotipos de “Roda de Fogo” (1986) e “Pedra Sobre Pedra” (1992), dois clássicos do horário das 20h, foram reeditados (confira abaixo). Já o Pião do Baú surge em mais de uma ocasião; a última delas, com o “ganhador” segurando o cheque (enorme) do prêmio.

A abertura de “Verão 90” destaca ainda o clipe de “Chorando se Foi”, canção que fez sucesso no início dos anos 1990, com a banda Kaoma; bem como “Macarena”, hit do grupo Los Del Rio. Também a faca Ginsu, destaque dos programas de televendas que se proliferaram nesta década e bronzeados como o “Sol de Verão”, da Davene. Por fim, a mola maluca, os patins, os skates e os videogames.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.