CNN Brasil é detonada por fake news envolvendo empresa ucraniana e governo de SP

Luiz Fábio Almeida

27/04/2023

CNN Brasil

CNN falou sobre erro em notícia (Imagem: Reprodução / CNN Brasil)

A CNN Brasil se envolveu em uma nova polêmica nesta semana, dias depois de ser criticada pela forma como divulgou um vídeo dos atos de 8 de janeiro, e precisou se desculpar. Nesta quarta-feira (26), o canal de notícias soltou uma fake news envolvendo a empresa ucraniana Antonov e o governo de SP.

Tudo começou quando o veículo de comunicação declarou que o governo paulista havia repassado que representantes da estatal ucraniana estiveram no Palácio dos Bandeirantes para falar sobre investimentos na ordem de US$ 50 bilhões para a construção de uma planta industrial no país.

Porém, em seguida, o governo de SP declarou que as tratativas não foram adiantes em função das polêmicas declarações do presidente Lula (PT) sobre a guerra da Ucrânia, nas últimas semanas.

Depois da repercussão da notícia da CNN Brasil, a Antonov divulgou nota em que desmente o governo de São Paulo e nega ter representantes no Brasil, declarando que “não concedeu a quaisquer pessoas, incluindo escritórios de advocacia, qualquer autoridade para representar os interesses da Empresa”.

Nas redes sociais, o canal foi detonado pela disseminação da informação sem o posicionamento da Antonov e da presidência e chegou a ser criticada até mesmo por um integrante do governo Lula, como do secretário de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta.

“Publicar notícia falsa sem ouvir os dois lados é jornalismo? Usar um site oficial de um governo de estado para ‘esquentar’ uma Fake News é honesto? É jornalismo ? Onde eu estudei, na UFSM, e me formei jornalista, aprendi que isso não é jornalismo”, escreveu o integrante do governo.

CNN Brasil toma atitude após erro

Em seu site oficial, o canal de notícias decidiu se retratar, garantindo que havia “errado”: “Em uma falha de procedimento, a CNN não procurou, antes da publicação da reportagem, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, à qual pedimos desculpas pelo erro”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]