CNN Brasil e GloboNews revelam vitória de Joe Biden com 1 minuto de diferença

Joe Biden
Momento em que CNN Brasil e GloboNews divulgaram a vitória de Joe Biden como o 46º presidente eleito dos Estados Unidos  (Imagem: Reprodução – CNN Brasil – GloboNews / Montagem – RD1)

Quase 75 milhões de norte-americanos elegeram Joe Biden como o 46º presidente dos Estados Unidos, após uma disputa acirrada por delegados na Pensilvânia, na Geórgia e em Nevada. No Brasil, o anúncio da vitória do democrata teve uma diferença de 60 segundos entre a CNN Brasil e a GloboNews.

A CNN estava no ar com a programação da emissora-mãe, dos EUA, quando às 13h24 os âncoras do canal de notícias anunciaram a vitória de Biden. Às 13h25, o Brasil anunciou a vitória por meio do Breaking News da CNN no país, com Daniel Adjuto e Taís Lopes direto do estúdio da emissora em São Paulo.

A GloboNews deu a vitória de Biden às 13h26. Cecília Flesch estava com o painel interativo da apuração dos votos aberto, quando se deu conta do azul mais forte localizado na Pensilvânia, em referência à projeção da Associated Press sobre a vitória do democrata.

O canal de notícias da Globo soltou a vinheta da notícia de última hora e revelou com detalhes a vitória do concorrente do presidente Donald Trump, que não assumiu a derrota publicamente e anunciou a judicialização da eleição, mesmo sem provas de uma possível fraude.

Joe Biden comemorou a vitória pelo Twitter. “Estou honrado por vocês terem me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será duro, mas eu prometo a vocês o seguinte: serei o presidente de todos os americanos – tenham votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês depositaram em mim”, declarou.

CNN Brasil e GloboNews deram início aos trabalhos na cobertura da eleição dos EUA na terça-feira (3), quando a maioria dos norte-americanos foram para os locais de votação. De lá para cá, o noticiário dos dois canais se resumiu aos desdobramentos do processo eleitoral e a expectativa pelo resultado.

Confira:

Paulo CarvalhoPaulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.
Veja mais ›