A CNN Brasil está negociando a compra dos jogos do Campeonato Brasileiro com a Turner, responsável pela transmissão na TV paga junto com o SporTV, o canal de esportes da Globo. Na briga judicial envolvendo a emissora carioca com a programadora norte-americana, o canal de notícias é uma opção para o fim do imbróglio.
VEJA ESSA
Pela legislação brasileira, a Turner não pode exibir os jogos do Brasileirão em seus canais por sua ligação com a Sky. As duas são controladas pela AT&T. A Lei de Acesso Condicionado, em 2011, proíbe que um mesmo grupo produza e mantenha operadoras de TV ou telefonia ao mesmo tempo. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema) analisa o caso da AT&T.
É pensando no obstáculo da legislação que a CNN Brasil entra como opção. O canal comandado por Douglas Tavolaro está em negociação com a divisão de esportes da Warner Media USA. Brasileira e licenciada da empresa americana, a emissora vira a solução para que o direito de transmissão do campeonato não fuja das mãos da AT&T.
Ainda de acordo com a reportagem, a CNN pensa em duas opções: transmissões dos jogos na própria CNN Brasil, algo emergencial, ou lançar rapidamente o CNN Esportes. A Turner tem acordo com Athletico-PR, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.
Na briga Globo x Turner, a emissora da família Marinho entende que a Turner “jamais poderia adquirir e explorar direitos de eventos esportivos” realizados no país “sob pena de evidente afronta à norma legal”, e afirma: “Também por essa razão, não se pode permitir a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro pelas requeridas, em especial os jogos cujos direitos já foram validamente cedidos à Globo”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.