A CNN Brasil anunciou, na tarde desta terça-feira (27), sua nova grade de programação. As mudanças visam as estreias de Márcio Gomes, Gloria Vanique e Carla Vilhena no canal. Porém, em meio à dança das cadeiras, a CNN deslocou sua única âncora negra para às 23h30. Luciana Barreto deixa o noticiário quente do Visão CNN e passa a responder pelas pautas frias do Realidade CNN.
VEJA ESSA
Luciana foi contratada pelo canal de notícias em julho do ano passado. Na ocasião, a jornalista atuava no Canal Futura, do Grupo Globo. Desde então, Barreto respondia pelo ‘Visão’, estando na bancada desde março, com diferentes parceiros – Cassius Zeilmann, Daniel Adjuto e Evandro Cini, dentre eles. Nas últimas semanas, ela foi alçada à apresentação do CNN Nosso Mundo, programa de entrevistas exibido somente às sextas-feiras.
Cabe lembrar que, além de Luciana, Diego Sarza integra o quadro de apresentadores da CNN. O ex-GloboNews, contudo, não possui status de titular, ficando à disposição dos plantões nos fins de semana ou de folgas dos colegas.
Com as alterações de grade, previstas para o próximo dia 3, Carla Vilhena assume o Visão CNN. Gloria Vanique ocupa o lugar de Carol Nogueira no CNN 360°, dividindo o estúdio com Daniela Lima. Márcio Gomes toma 30 minutos do ‘360°’ e uma hora do Expresso CNN; o nome da Globo na cobertura da Covid-19 responderá pelo CNN Prime Time. Somando estas às outras atrações, é possível concluir que a CNN Brasil terá apenas apresentadores brancos das 6h às 23h30.
Usuários do Twitter lamentaram a decisão do canal a respeito de Luciana Barreto. “A partir de novembro, a CNN Brasil não vai ter nenhum apresentador negro em seus jornais”, observou um. “Luciana Barreto formava uma trinca de jornalistas negras apresentando jornal a tarde na TV (Maju [Coutinho, Globo] / Joyce [Ribeiro, Cultura] / ela), agora vai ser jogada pro fim de noite”, lamentou outra.
Confira:
A única âncora negra titular perdeu seu jornal no início da tarde. @lubarretotv é competente, inteligente, tem vivência de um Brasil real, um Brasil do povo. Merece, deve ser âncora com liberdade para opinar, @CNNBrasil. Espero que volte logo ao hard news! #CNNBrasil #VisãoCNN
— Renan Vieira (@orenanvieira) October 27, 2020
Luciana Barreto, a única que estava presente foi para a madrugada com o gravado Realidade CNN
— miles morales do goias (@omateusribeiro) October 27, 2020
Luciana Barreto formava uma trinca de jornalistas negras apresentando jornal a tarde na TV (Maju/Joyce/ela), agora vai ser jogada pro fim de noite.
Ela até que resistiu muito a essas mudanças no Visão.
— rápida mudança de expressão (@cjardelalves) October 27, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.