CNN Brasil privilegia âncoras brancos em nova programação; única negra é escondida

CNN Brasil
CNN Brasil desloca Luciana Barreto, única âncora negra do canal, de telejornal vespertino para programa de documentários no fim de noite; apresentadores brancos dominam grade (Imagem: Reprodução / Twitter)

A CNN Brasil anunciou, na tarde desta terça-feira (27), sua nova grade de programação. As mudanças visam as estreias de Márcio Gomes, Gloria Vanique e Carla Vilhena no canal. Porém, em meio à dança das cadeiras, a CNN deslocou sua única âncora negra para às 23h30. Luciana Barreto deixa o noticiário quente do Visão CNN e passa a responder pelas pautas frias do Realidade CNN.

Luciana foi contratada pelo canal de notícias em julho do ano passado. Na ocasião, a jornalista atuava no Canal Futura, do Grupo Globo. Desde então, Barreto respondia pelo ‘Visão’, estando na bancada desde março, com diferentes parceiros – Cassius Zeilmann, Daniel Adjuto e Evandro Cini, dentre eles. Nas últimas semanas, ela foi alçada à apresentação do CNN Nosso Mundo, programa de entrevistas exibido somente às sextas-feiras.

Cabe lembrar que, além de Luciana, Diego Sarza integra o quadro de apresentadores da CNN. O ex-GloboNews, contudo, não possui status de titular, ficando à disposição dos plantões nos fins de semana ou de folgas dos colegas.

Com as alterações de grade, previstas para o próximo dia 3, Carla Vilhena assume o Visão CNN. Gloria Vanique ocupa o lugar de Carol Nogueira no CNN 360°, dividindo o estúdio com Daniela Lima. Márcio Gomes toma 30 minutos do ‘360°’ e uma hora do Expresso CNN; o nome da Globo na cobertura da Covid-19 responderá pelo CNN Prime Time. Somando estas às outras atrações, é possível concluir que a CNN Brasil terá apenas apresentadores brancos das 6h às 23h30.

Usuários do Twitter lamentaram a decisão do canal a respeito de Luciana Barreto. “A partir de novembro, a CNN Brasil não vai ter nenhum apresentador negro em seus jornais”, observou um. “Luciana Barreto formava uma trinca de jornalistas negras apresentando jornal a tarde na TV (Maju [Coutinho, Globo] / Joyce [Ribeiro, Cultura] / ela), agora vai ser jogada pro fim de noite”, lamentou outra.

Confira:

Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog "Vivo no Viva", repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›