Na noite desta sexta-feira (16), às 23h15, o programa CNN Nosso Mundo, da CNN Brasil, recebe o psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP, Christian Dunker.
VEJA ESSA
Apresentado por Luciana Barreto e com a participação de Lia Bock, Thais Herédia e Elisa Veeck, a nova atração da CNN analisa o comportamento dos brasileiros durante o isolamento. Dados recentes revelam que os casos de depressão dobraram e as constatações de ansiedade e estresse cresceram 80% nesse período de pandemia.
Para entender melhor em como manter a saúde mental em um mundo em convulsão, Christian Dunker, que recentemente publicou um livro com um nome muito provocativo: A Arte da Quarentena para Principiantes, fala, dentre outros assuntos, sobre negacionismo, angústias, conflitos, a cultura dos cancelamentos, solidariedade e da importância do amor entre as pessoas.
“O amor mal posicionado pode destruir vidas”, alerta o profissional Pós-Doutorado na Manchester Metropolitan University, em 2003, na Inglaterra.
O psicanalista Christian Dunker, que atualmente é Analista mMembro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano, também falou sobre o negacionismo, que é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. “O negacionismo é algo que existe em todos nós”, afirma. “O cancelamento é uma dinâmica parecida ao negacionismo”, completa.
Sobre o período de isolamento e distanciamento social, Dunker avalia que “o ser humano precisa criar respostas solidárias” e destaca a força necessária para superar as adversidades impostas pela pandemia. “É preciso olhar o medo de frente e avaliar a angústia”, diz.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.