Dois dias após a polêmica entrevista de Regina Duarte à CNN Brasil, o Jornal Nacional, da Globo, tocou no assunto. Na edição deste sábado (9), o telejornal noticiou um manifesto feito por grupo de mais de 400 artistas em repúdio às declarações da Secretária de Cultura do governo Bolsonaro.
VEJA ESSA
Em texto, assinado também por intelectuais e produtores culturais, eles declararam que fazem parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a constituição de 1988.
O grupo ainda pediu respeito aos mortos e àqueles que “lutam pela própria sobrevivência no país, devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público”.
De acordo com o JN, os artistas garantiram que fazem parte da maioria de brasileiros que “não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar”. Que não aceita “os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão”.
No telejornal, a apresentadora Monica Teixeira destacou: “Eles se referem à entrevista que a secretária Regina Duarte deu, na última quinta-feira (7), à CNN Brasil. Nela, quando confrontada sobre o apoio do presidente Bolsonaro à ditadura militar, Regina Duarte cantou um trecho da música ‘Pra frente Brasil’ e disse que ‘tortura sempre existiu'”.
“[Regina Duarte] disse também que ‘onde há vida, há morte’. A secretária citou ainda os ditadores Josef Stalin, da antiga União Soviética, e Adolf Hitler, da Alemanha, responsáveis pela morte de milhões de pessoas no século passado”, acrescentou a âncora.
O Jornal Nacional procurou a ex-contratada da Globo, que não se manifestou sobre o manifesto feito por atores, cantores, compositores, escritores, roteiristas, cineastas, artistas plásticos, fotógrafos e dançarinos.
Jornal Nacional citando a entrevista de Regina Duarte à #CNNBrasil pic.twitter.com/qzFosewKQa
— caslos (@eucaslos) May 10, 2020
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]