Com derrota certa, Bolsonaro desiste de processo contra o Jornal Nacional

Bolsonaro
Presidente Bolsonaro deixa de lado ação contra a Globo após editorial do Jornal Nacional sobre mortes de Covid (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

Com uma derrota dada como certa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistiu de uma ação na Justiça contra a Globo, na qual pedia direito de resposta após um editorial do Jornal Nacional em ataque ao seu governo pelas mortes por Covid-19 no país.

Segundo informações da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, a Justiça negou o pedido feito pela Advocacia-Geral da União, que não vai recorrer da decisão. Em 8 de agosto, quando o país alcançou a triste marca de 100 mil mortos, William Bonner e Renata Vasconcellos foram responsáveis pela leitura de um editorial.

Os âncoras do principal telejornal do Globo lembraram que o país estava sem um ministro titular há 85 dias, destacaram falas do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia, como quando ele debochou e afirmou que a crise sanitária era uma “chuva” e que todos iriam se molhar, que a morte era o destino de todos, além de suas respostas para jornalistas como “e daí?” e “não sou coveiro” quando questionado sobre o número de mortos.

Irado, o Chefe do Executivo disse que a Globo e o Jornal Nacional festejavam as mortes por Covid-19. Logo depois, a Advocacia-Geral da União entrou com o pedido de resposta e perdeu em duas instâncias.

A AGU afirmou no pedido que em 20 de agosto encaminhou uma notificação extrajudicial para a emissora, com um texto a ser lido no JN, “a título de direito de resposta por parte da União”.

No dia 25, segundo a União, a emissora se recusou a conceder o espaço “sob a alegação de que se trata de um editorial, cuja natureza reflete o posicionamento do veículo de imprensa e de que não teria havido acusação ao presidente da República ou sua responsabilização pelas mais de 100.000 mortes no Brasil”.

Na quarta-feira (12), quando o país ultrapassou a marca de 428 mortos, o órgão informou à Justiça que não apresentará recurso para reverter a decisão.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›