Com doença degenerativa, ex-repórter da Record revela ter sido enganado pela Igreja Universal

Record
Ex-repórter da Record, Arnaldo Duran desabafa sobre relação com a Igreja Universal (Imagem: Reprodução / Record)

Demitido da Record no final do ano passado após vários anos de trabalho, Arnaldo Duran abriu o jogo e falou sem rodeios sobre o período em que fez parte do time de fiéis da Igreja Universal, liderada pelo bispo Edir Macedo, dono da emissora paulista.

O repórter contou que era adepto ao que a religião pregava e que por conta disso fez serviços voluntários nas igrejas e até ações publicitárias. Paralelo a isso, o profissional do jornalismo admitiu que fez doações de quase R$ 1 milhão para a entidade.

Arnaldo expôs em entrevista a Fábia Oliveira, jornalista do Metrópoles, que foi enganado pela instituição. “Acreditava no que eles falavam, achava que era sério aquele negócio lá. Então, todo mês antes de pegar um centavo do meu salário, eu fazia um TED ou DOC do dízimo”, relatou.

Ex-repórter da Record entrega relação com a Universal

Arnaldo, que foi surpreendido pela demissão, confidenciou que dava mais do que 10%. “Porque eles sempre pregavam dar mais. Uma pedição de dinheiro que me envolvia e fazia acreditar. Claro que eu não tinha vontade de dar mais, só que eu obedecia. Eles falavam muito da obediência”, pontuou.

Por cálculos informais, Duran avaliou que desembolsou quase R$ 1 milhão, com recibos de apenas metade da quantia, pois a outra parte era entregue em espécie. Em 2010, o ex-Record deu muito cheque pré-datado e, quando eles voltavam, a Universal reapresentava todos.

Com fé em Deus, Arnaldo Duran não cravou um processo contra a Igreja Universal. “Estou muito abalado ainda, não caiu a ficha. Não acredito que aconteceu uma tragédia dessa comigo”, lamentou.

Em 2016, Arnaldo divulgou ao público o diagnóstico de Síndrome de Machado-Joseph, doença degenerativa e sem cura. A descoberta, no entanto, ocorreu em 2015.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].