Com Fórmula 1 e possível Olimpíada, Band quer abrir mais canais de esporte

Band
Band quer mais canais na TV por assinatura para o esporte (Imagem: Divulgação / Band)

Com a Fórmula 1 nas mãos pelos próximos dois anos e a expectativa para o sinal verde da cobertura da Olimpíada de Tóquio, a Band entrou em uma discussão importante para o seu futuro no campo esportivo, a inauguração de novos canais do gênero na TV por assinatura.

Assim como o SporTV, SporTV 2 e SporTV 3, todos do Grupo Globo, o grupo de comunicação da família Saad entrou em estudos para a criação do BandSports 2 e BandSports 3, tudo por causa da chegada de novos campeonatos e da Olimpíada. A informação é do colunista Flávio Ricco.

A Globo, por exemplo, além da TV aberta, distribuiu os seus campeonatos esportivos nos três canais por assinatura, o que facilitou a produção e a estabilidade dos torneios na grade. A Fórmula 1 era exibida tradicionalmente no canal 2 do canal esportivo da Globo, desde o primeiro treino livre até a reprise da corrida.

Por falar no canal de esportes, caso o Japão seja mesmo a sede da próxima Olimpíada, o SporTV vai contar com 8 canais, um marco na história da TV brasileira. Os jogos estavam previstos para 2020, mas a pandemia do novo coronavírus impediu a realização.

No esporte, a Band entrou no páreo com SBT e Globo pela preferência do telespectador quando o assunto envolve esporte. Além dos campeonatos de futebol da Rússia, da Itália e da Alemanha, o canal fechou com a Liberty Media para a transmissão da Fórmula 1 com exclusividade na TV aberta e na TV paga.

O acordo marcou a volta da categoria máxima do esporte a motor para a emissora após 40 anos. Em 1980, a Band exibiu na íntegra todas as corridas do campeonato daquele ano, marcado pela primeira vitória de Nelson Piquet.

De lá para cá, a F1 ficou nas mãos da Globo. Com narração de Galvão Bueno, Cléber Machado, Luís Roberto, Sérgio Maurício e mais recentemente Everaldo Marques, a emissora se tornou “a casa” dos grandes prêmios.

Por questões financeiras, a Liberty Media preferiu dois anos de Band a cinco anos de Globo. Além disso, conseguiu a liberação no acordo para a entrada do F1 Pro TV no Brasil, o serviço de streaming do campeonato.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›