Comentarista da GloboNews é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras

Merval Pereira

Merval Pereira é o mais novo presidente da Academia Brasileira de Letras (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Comentarista da GloboNews, Merval Pereira é o mais novo presidente da Academia Brasileira de Letras. A eleição ocorreu nesta quinta-feira (2). Ele fará parte da diretoria para o ano de 2022.

O jornalista vai suceder Marco Lucchesi e comandar a instituição no aniversário de 125 anos da academia. Além de Merval Pereira, que é o dono da cadeira 33 da academia, a chapa vencedora tinha como secretária-Geral: Nélida Piñon; primeiro-secretário: Joaquim Falcão; segundo-secretário: Celso Lafer e como tesoureiro Evaldo Cabral de Mello.

O contratado da GloboNews, cabe ressaltar, é autor dos livros Mensalão, o Dia a Dia do Maior Julgamento da História da Política do Brasil, O Lulismo no Poder e A Segunda Guerra: Sucessão de Geisel, com co-autoria de André Gustavo Stumpf.

Em razão da pandemia, haverá uma posse administrativa no dia 9 de dezembro e a cerimônia oficial de posse será apenas em março de 2022.

Merval Pereira começou a sua carreira no jornalismo com seu trabalho no jornal O Globo, no final da década de 1960, como estagiário. Na época, ele abandonou a faculdade de Direito e entregou-se ao cotidiano das redações.

O comentarista passou pelas redações do Jornal do Brasil, onde foi editor-executivo, e da Veja, onde foi editor nacional e chefe das sucursais no Rio de Janeiro e em Brasília.

Ele ainda liderou importantes transformações à frente do jornal O Globo, com a revolução provocada pelo digital. Desde 2003, ele mantém uma coluna no jornal e atua como comentarista na CBN e na GloboNews.

Fernanda Montenegro na ABL

A artista, de 92 anos, entrou recentemente para a Academia Brasileira de Letras. A veterana assume a cadeira 17, que foi de Affonso Arinos de Mello Franco. Ninguém se inscreveu para disputar tal vaga com ela, o que pode ser entendido com uma reverência à atriz, de contribuições inestimáveis para a televisão, o teatro e o cinema.

Fernanda Montenegro, nome artístico de Arlette Pinheiro Monteiro Torres, é a única atriz brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por seu desempenho no filme Central do Brasil (1998). Também a primeira a ganhar o Emmy Internacional, graças à atuação na série Doce de Mãe (2013). Como escritora, assinou Fernanda Montenegro – Itinerário Biográfico (2018) e Prólogo, Ato, Epílogo (2019).

Cria do teatro, a atriz despontou na TV na década de 1950. Antes do ingresso na Globo, passou por novelas da Excelsior e da Band, como Sangue do meu Sangue (1969) e Cara e Cara (1979). Na emissora líder de audiência, estreou em Baila Comigo (1981). E logo na sequência deu vida a Chica Newman, milionária que rejeitava o filho homossexual, em Brilhante (1981).

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]