O SBT está novamente fazendo ajustes em sua programação, e dessa vez, a emissora parece estar decidida a reverter o cenário de baixa audiência que tem atingido suas atrações, principalmente no horário nobre e no fim de tarde.
Depois da novela infantil A Caverna Encantada não conseguir emplacar com o público, a emissora estuda mais uma mudança de horário para tentar reverter os números.
Em paralelo, o SBT prepara o retorno de um programa clássico, o Aqui Agora, com novos apresentadores e a promessa de melhorar os índices da emissora.
A novela problemática A Caverna Encantada
A novela infantil A Caverna Encantada tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o SBT. Desde sua estreia, a produção não conseguiu conquistar o público e, de acordo com dados do Ibope, a trama registrou apenas 1,5 ponto na Grande São Paulo na última terça-feira (22).
A baixa audiência gerou preocupação entre os executivos da emissora, que consideram agora transferir a novela para o horário das 7h30, logo após a exibição de Patati e Patatá, que já enfrenta problemas com a audiência.
A mudança de horário de A Caverna Encantada para as manhãs tem como objetivo, segundo informações da emissora, “turbinar” o restante da programação, já que a novela infantil não tem alcançado os resultados esperados no fim de tarde.
Com a medida, o SBT espera que a novela consiga um público mais fiel, ao lado das atrações matinais, que já têm uma base de audiência mais consolidada.
A volta de Aqui Agora no SBT
Em um movimento estratégico para tentar reverter a crise de audiência, o SBT decidiu também retomar um dos seus programas mais emblemáticos: o Aqui Agora.
Após um cancelamento prematuro e a saída de Macedão, a emissora anunciou que o programa retornará com novos apresentadores, Dani Brandi e Marco Pagetti.
O programa, que tem como proposta oferecer conteúdo jornalístico com uma abordagem mais popular, será fundamental para combater a queda de audiência na faixa do fim de tarde.
O teste com a nova versão do Aqui Agora já foi gravado e agradou a alta cúpula do SBT, que acredita que a atração pode recuperar o horário, especialmente depois do fracasso de A Caverna Encantada.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]