Quem conhece um pouco de literatura e da história da televisão sabe que as histórias televisivas, mais conhecidas como “novelas“, na verdade, não são uma criação nova, mas uma continuação dos romances de folhetim.
Inventados no século XIX, esses tipos de narração eram focados em despertar a atenção dos leitores, pois eram publicados nos jornais. Ou seja, era necessário criar uma boa trama para que o público quisesse ler no dia seguinte e assim por diante.
No Brasil, alguns dos clássicos literários foram lançados primeiro nos jornais e depois viraram livros.
Um exemplo é A Moreninha de Joaquim Manoel Macedo, que fez bastante sucesso na época em que foi lançado. Felizmente, agora há opções para todos os gostos. Quem é mais ansioso pode ler o livro com toda a história ou, então, assistir a uma novela ou série de uma só vez, a famosa maratona.
No caso dos livros, os leitores têm a possibilidade ainda de lerem onde e como quiserem, até mesmo em formatos digitais.
Para quem gosta de fazer anotações nos conteúdos, é possível fazer por meio de um tablet ou mudando o arquivo do conteúdo. Por exemplo, se o livro estiver fechado em PDF basta buscar por um sistema que possa converter PDF em Word, e desfrutar da praticidade do editor da Microsoft.
Por falar em praticidade, muitas novelas que foram inspiradas em obras literárias estão disponíveis em canais de conteúdo.
Apesar de não ser obrigatória a leitura da história original, é interessante conhecê-las para comparar as formas de narrativa.
Totalmente Demais
Poucas pessoas sabem, mas Totalmente Demais é uma adaptação da peça de teatro Pigmaleão. Na trama, protagonizada por Marina Ruy Barbosa, uma florista pobre recebe o convite de um homem mais velho para ser uma dama da alta sociedade.
Durante essa transformação, o homem começa a se apaixonar pela moça que ele mesmo ajudou a se transformar. A peça de Bernard Shaw é inspirada no mito grego do escultor Pigmaleão, que se apaixona pela estátua que ele criou.
Cabocla
Lançada em três versões, sendo a mais recente a de 2004, Cabocla foi uma novela das 6h que teve no elenco Tony Ramos, Vanessa Giácomo, Daniel de Oliveira, Malvino Salvador, entre outros. A história, que fez bastante sucesso em todas as edições, foi inspirada no livro de mesmo nome de Ribeiro Couto.
Na trama, um advogado rico e mulherengo se apaixona por uma moça simples e inocente do interior. Por conta das diferenças sociais, o casal enfrentará bastante resistência das famílias, já que também são de famílias que disputam poder na região.
Gabriela
O baiano Jorge Amado foi o autor que escreveu o livro que deu origem à novela Gabriela em todas as suas versões. Ambientada na Bahia, sua terra natal, a trama é mais do que um romance, é uma forma de documentar a sociedade local do século 20.
Bastante querida pelos leitores, a história logo conquistou as telinhas, por ter um personagem feminino tão interessante. Na primeira versão, Sônia Braga foi Gabriela e mais recentemente Juliana Paes deu voz para a mulata da trama.
Orgulho e Paixão
Orgulho e Paixão tem um título que já chama a atenção dos leitores mais atentos, e não é à toa.
O livro principal que inspirou a criação da novela foi Orgulho e Preconceito da inglesa Jane Austen. Porém, é possível ver outras referências, como Emma que também é da escritora e Mulherzinhas de Louisa May Alcott.
Assim como no livro principal que originou a trama, a personagem Elisabeta se apaixona por Darcy, um homem sisudo e que faz de tudo para importuná-la.
O que no começo parece ser uma briga de gênios termina mostrando que é um amor verdadeiro.
Capitu
Lançada em 2008, a minissérie Capitu é inspirada na obra Dom Casmurro de Machado de Assis. Na história, que é narrada na visão de Bentinho, Capitu é uma mulher fantástica, mas que pode esconder segredos.
Os dois personagens se conhecem bem cedo e se casam. Porém, o amor se Bentinho é coberto de desconfianças, e ele chega até a supor que o filho que teve com Capitu não é dele. O interessante dessa obra é que ele não é conclusivo, e cada leitor pode tirar suas próprias conclusões.
Independentemente do formato, as novelas e romances, quando despertam interesse, podem ser viciantes, e fazer com que as pessoas passem horas lendo ou assistindo.
Nesta lista, há diversas obras que foram inspiradas em livros, o que prova que a literatura ainda é uma grande fonte de inspiração para a cultura em geral.